Transcrição da Homilia de Dom Orani, cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, em missa de encerramento do Reviver Rio 2015
Creio que já ouviram muitos aspectos do chamado da vida cristã e de vivermos como cristão no mundo de hoje. A liturgia de hoje é votiva ao Espírito Santo. E, ao longo dos dias de Reviver, foram partilhadas as oportunidades de testemunhar a alegria do evangelho, assim como os apóstolos que saíam a anunciar. Somos chamados a refletir a vida hoje. Suplicamos ao Senhor que saibamos ouvir a voz do Espírito Santo e, assim, sermos transformados, darmos os frutos do Espírito e irmos em missão. Sempre haverá a descoberta da missão. É preciso estar aberto para o Espírito Santo agir.
Sabemos das dificuldades hoje: perseguição aos cristãos, laicismo que coloca obstáculos para a ação dos cristãos. Mas a Palavra coloca que o Senhor nos chama a nos deixarmos conduzir pelo Espírito Santo, que pressupõe uma abertura de coração. Com entusiasmo, devemos deixar-nos ser conduzidos e ver a missão, caminhando com a Igreja para cada vez mais nos converter. Ao acolher o Espírito Santo, nos renovamos, na fé e na presença na sociedade. Aprofundar a fé é amor a Cristo.
Aquele que se deixa ser chamado, vive a missão com entusiasmo. O Espírito não faz a obra incompleta. Somos chamados a testemunhar com coerência, e expressar em quem nós cremos. A missionariedade é para todos os cristãos batizados.
Esses dois aspectos, ao celebrar a missa votiva ao Espírito Santo, somos chamados a não ter medo de deixarmos ser conduzidos, a uma conversão sincera, e sentirmos o impulso para a evangelização, o que é importante para o mundo que tem sede e fome de entender o significado da vida. A verdadeira vida está em Jesus.
Cada um vai encontrar o seu jeito, seja no trabalho, na escola, com o vizinho. É importante contagiar os outros com a alegria de Jesus.
O mundo está cheio de violência, morte, corrupção, mas devemos ter a sabedoria que vem do Espírito que nos faz testemunhar o Senhor pela vida e pela palavra. Não podemos desanimar diante dos problemas da humanidade, das situação sofríveis, lamentáveis, mais dar impulso para a missão. As pessoas estão pedindo socorro para encontrar o Senhor.
Não tenhamos medo de nos deixar conduzir pelo Espírito, que ele nos leve ao caminho de conversão e santidade, e vivermos bem o chamado. Somo pecadores, infiéis muitas vezes, mas o senhor chama a uma renovação de vida.
Tem muita gente necessitada da vida com o Senhor, mas devem encontrar quem vive com sinceridade.
Vários aspectos, como os 50 anos do Vaticano II e a Evangelli Gaudium, que lembram bem o entusiasmo, mas que pressupõem a pessoa que se converte e vive com alegria sua missão. Quem tem Jesus vive com alegria as dificuldades, os problemas e até o martírio. Não podemos esperar que nossa vida seja fácil. Ser cristão não é fácil.
Peçamos a Deus que a Quaresma seja tempo de conversão. Ao olhar a sociedade, sejamos alguém que tem uma proposta a fazer, anunciar um mundo novo. O mundo tem a vontade de viver, mas segue caminhos longe de Cristo. Que os participantes do Reviver possam viver o seu batismo, a missão de propor a boa notícia da salvação.
Quanto mais se ama, mais se vive o evangelho. E para isso devemos viver o perdão. Que o Espírito Santo encontre essa abertura no coração de cada um de nós. Amém
Serviço
Reencontro de Reviver: Sábado, dia 21, 16h, entrada franca, nos Centros de Evangelização Shalom:
- Shalom Catete: rua Bento Lisboa, 112, Catete (excepcionalmente aqui será às 17h);
- Shalom Vista Alegre: Capela do Shopping Via Brasil, rua Itapera, 500, Irajá;
- Shalom Recreio: Capela do Américas Shopping, av das Américas, 15500, Recreio dos Bandeirantes;
- Shalom Santa Cruz: Encontros na Capela São Jorge, Largo do Bodegão, Santa Cruz.
Para mais informações sobre o Shalom no Rio:
site: comshalom.org/rio
face: www.facebook.com/shalomrio
fone: (21)98110.7575
TERÇA – 3º Dia
SEGUNDA – 2º DiaSegunda de Reviver – Manhã
Segunda de Reviver Rio – Tarde
Segunda de Reviver Rio – NoiteDOMINGO – 1º DiaDomingo de Reviver – ManhãDomingo de Reviver – Tarde
Domingo de Reviver – Noite |
CONEXÕESPróximos eventos
Todos os LinksReviver Rio nas Redes SociaisPRÉ-REVIVER |