Igreja

Roteiro para a celebração de Corpus Christi em casa

No roteiro, as orientações iniciais aconselham escolher um local adequado em casa para celebrar e rezar em família.

comshalom

Além de acompanhar as transmissões ao vivo feitas em diferentes plataformas católicas, você pode celebrar Corpus Christi em casa. Basta se munir do roteiro da cerimônia disponibilizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

No roteiro, as orientações iniciais aconselham escolher um local adequado em casa para celebrar e rezar em família. Além disso, preparar a Bíblia com o texto a ser proclamado, um vaso com flores, um crucifixo, uma imagem ou ícone de Nossa Senhora e uma vela a ser acesa no momento da cerimônia.

Os interessados pelo roteiro fixo podem acessar o site da CNBB e fazer o download do material. Cada família, porém, pode se adaptar à celebração conforme as necessidades. Os cantos, por exemplo, servem de sugestão e podem ser trocados, sempre levando em consideração, porém, a Solenidade de Corpus Christi.

Solenidade no Domingo

O Papa Francisco vai presidir a missa no domingo, dia 14 de junho, no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro com a presença de 50 fiéis. A celebração por ocasião de Corpus Christi começa às 9h45 no horário italiano (4h45 no horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Vatican News e comentários em português.

Ao final, a exposição do Santíssimo Sacramento e a bênção eucarística concedida pelo Pontífice. Nesta quarta-feira (10), na Audiência Geral, o Papa lembrou:

“Este ano não é possível celebrar a Eucaristia com manifestações públicas, todavia podemos realizar uma “vida eucarística”.”

Confira também

A origem da festa de Corpus Christi

15 minutos em companhia de Jesus Eucarístico


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *