Mundo

Sacerdote italiano acusado de abusar sexualmente de maiores de idade é preso

comshalom

A diocese italiana de Trapani expressou a sua profunda tristeza e dor pela prisão do diretor da Cáritas local, o Pe. Sergio Librizzi de 58 anos de idade, que foi acusado de abusar sexualmente de um grupo de maiores de idade ao qual acompanhava.

As autoridades locais investigam o sacerdote que teria abusado pelo menos de oito maiores de idade não italianos, que eram refugiados e estavam sob a sua responsabilidade.

O promotor encarregado do caso, Marcello Viola, explicou que os abusos aconteceram entre fevereiro e maio deste ano; e um dos casos ocorreu em 2009.

A investigação, disse o promotor, baseia-se no testemunho de algumas das vítimas e em “uma robusta atividade de escutas telefônicas”.

Viola quis explicar que a sua investigação não está vinculada com o caso de má gestão econômica que ocorreu na diocese de Trapani e que foi divulgado em 2011, situação que fez que o Vaticano removesse de seu cargo ao então Bispo Francesco Micciché e que suspendesse o Padre Antonino Treppiedi, administrador diocesano e mão direita do Prelado.

Após enviar a um visitador apostólico (investigador), o Vaticano nomeou um Bispo administrador apostólico em maio de 2012, bispo que serviu de transição até a nomeação do novo Bispo, Dom Pietro María Fragnelli, designado para o cargo em 24 de setembro de 2013.

Sobre o caso do Padre Librizzi, o Bispo Fragnelli expressou a sua “dor e amargura após a prisão” do sacerdote. “Enquanto esperamos a decisão da justiça, o Padre Librizzi está suspenso de todos os seus deveres pastorais”, acrescentou.

O Bispo também assegurou ao promotor “toda a colaboração para chegar à verdade” neste caso.

Fonte: ACI


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *