Sempre sentia que Deus me chamava a algo, mais do que tudo a evangelizar e, mesmo tendo o desejo de dar a minha vida a Ele, sentia que o meu caminho não era a via sacerdotal, a única forma que eu conhecia de vida consagrada a Deus. Foi então que conheci a Comunidade Católica Shalom, e vi nesta comunidade uma resposta ao anseio do meu coração, me dando conta de que, até então, vivia por cima de um muro entre Deus e o Mundo e o Pai queria me puxar totalmente para Si. Foi especialmente na minha primeira Efusão do Espírito Santo que experimentei muito mais forte o Seu chamado em minha vida, mesmo que na época ainda não compreendesse bem.
Nesse período, o Pai me concedeu várias Graças, várias experiências que não só me permitiram adentrar mais na intimidade com Ele, aprender a rezar de uma forma muito mais profunda e contemplativa, mas também conhecer e experimentar o sentido de pertença e identidade com o Carisma. Deus foi tirando de mim aquilo que precisava, o que gerava morte.
Aos poucos, Deus foi me dando peças de um quebra cabeça para algo novo, peças que só consegui encaixar uma a outra na minha experiência no Fórum Shalom, evento de formação da Comunidade, em que descobri a Obra Nova para a qual Ele me chamava. Pude beber do Carisma diretamente da fonte, conhecer de perto a Comunidade de Vida e Comunidade de Aliança. Também pude ter experiências com vários outros jovens que, tal como eu, possuíam esse ardor em descobrir e discernir cada vez mais o Plano de Deus para si e dar o seu Sim, entregar-se a Deus e ser instrumentos para que outros jovens pudessem experimentar desse Amor.
E eis-me aqui! Sou chamado a ser testemunha com a minha vida, com alegria apontar para Deus a outros jovens, os que mais precisam, seja na minha família, na minha faculdade, nos meus relacionamentos, nas redes sociais. Sou chamado a um caminho que não é fácil, mas não estou sozinho pois Deus está comigo e ainda me dá irmãos para me ajudar a crescer nessa caminhada.
Alessandro Tavares, Vocacionado Shalom Cabo Verde.