Conhecida como padroeira dos músicos e exemplo de mulher cristã, Santa Cecília nasceu em uma família nobre romana, era cristã e desde cedo consagrou a sua vida a Deus, fazendo voto de castidade. Porém, por incompreensão da sua família, foi dada em casamento a um jovem pagão, Valeriano.
Cecília casou-se, mas não queria abrir mão da castidade e, por isso, na noite de núpcias disse ao seu esposo que havia consagrado sua virgindade a Deus e um anjo guardava esta sua decisão. “Tenho que te comunicar um segredo. Precisa saber que um anjo do Senhor vela por mim. Se me tocar como se eu fosse sua esposa, o anjo se enfurecerá e você sofrerá as consequências; em troca, se me respeitar, o anjo te amará como me ama”.
A tradição conta que Valeriano a respeitou, mas disse que só acreditaria se visse o anjo. Inspirada pelo Espírito Santo, Santa Cecília disse a ele que procurasse o Bispo da época para se batizar, pois se fosse batizado veria o anjo. O esposo, então, foi em busca do Bispo, que o instruiu na fé católica e o batizou. E retornando, Valeriano viu o anjo de pé junto a Cecília. Diante disto, Valeriano converteu-se a fé católica juntamente com seu irmão, Tibúrcio. Porém logo depois, ambos sofreram martírio.
Após a morte do marido, Santa Cecília foi condenada à tortura, contudo, logrou a conversão dos torturadores. Ordenada que fosse trancada em um balneário de águas quentes, seu corpo ficou intacto, sem nenhum ferimento. Não sendo asfixiada pelos vapores, foi determinada a sua decapitação, entretanto, o seu algoz não conseguiu arrancar-lhe a cabeça, caindo ao chão ainda com a cabeça presa ao corpo.
>> Receba notícias, formações e orações da Comunidade Shalom no Whatsapp
Padroeira dos músicos
Momentos antes de morrer, Santa Cecília passou a cantar, louvando a Deus e muitas pessoas ao ouvirem sua voz, foram convertidas. Por este fato, ela é considerada a padroeira dos músicos e da música sacra.
Lucas Oliveira, 30 anos, é músico por formação e teve Santa Cecília como uma intercessora durante toda a sua trajetória de descoberta musical e escolha pela profissão. Ele conta que desde pequeno, ao visitar a sede da banda musical de sua cidade, admirava a imagem que tinha um lugar especial e de destaque não só no ambiente físico, mas também na devoção do que ali frequentavam.
“Eu sempre via as pessoas se dirigirem a imagem, fazer sinal da cruz ao passar por ela e fui criando um laço e uma devoção particular, até que em 22 de novembro de 2006 fui batizado e não sabia que tinha sido exatamente no dia dela. Quando descobri, entendi que realmente Santa Cecília queria estar presente em minha vida”, contou.
Oração a Santa Cecília
“Ó Gloriosa Santa Cecília, apóstola de caridade, espelho de pureza e modelo de esposa cristã!
Revesti-nos de inviolável confiança na misericórdia de Deus, pelos merecimentos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Dilatai o nosso coração, para que, abrasados do amor de Deus, não nos desviemos jamais da salvação eterna.
Gloriosa Padroeira nossa, que os vossos exemplos de fé e de virtude sejam para todos nós um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna.
Amém!”
Leia também | Série Santas Virgens – Santa Cecília
Livro de Provérbios 14:8 “A sabedoria do prudente está no cuidar do seu procedimento; a loucura dos insensatos consiste na fraude”. Os caras-pintadas foi o movimento estudantil brasileiro realizado no decorrer do ano de 1992.