Formação

Santa Dorotéia, uma testemunha fiel, anunciou a paz com o próprio sangue

A jovem santa escolheu viver a juventude na castidade perfeita, em jejum e com muita oração

comshalom

Como é maravilhoso para uma criança ter pais que além de lhe oferecer amor, também a eduquem na fé. Santa Dorotéia é um exemplo disso, ela foi fruto da união de um casal temente a Deus. Essa serva fiel nasceu na Capadócia, no final do Século III. Foi filha de uma família cristã muito fiel, tanto que a maior herança que recebeu deles foi uma
espiritualidade profunda e um amor a Deus provado e comprometido.

Os pais de Dorotéia foram mais duas vítimas, entre tantas outras, que foram martirizadas pelo cruel Império Romano. Morreram, mas não negaram sua fé e seu amor a Jesus, a Paz real e concreta, que tanto sentido deu às suas vidas. Tocada pelo conhecimento de Deus e iluminada pelo testemunho de seus pais, a jovem Dorotéia optou pela virgindade perpétua e consagrou-se a Deus, com o objetivo de dedicar-se totalmente a Ele. Focou suas energias para a prática da caridade, da oração e da penitencia. Por isso, ela se tornou um sinal de santidade, humildade, fé, bondade e prudência.

Provações, típicas de um coração fiel 

Dorotéia se destacou por seu exemplo de fé e amor a Deus e seu testemunho era eco de sua experiência pessoal com Jesus Cristo. Fabrício era um líder militar que recebera ordens diretas do imperador para eliminar todos os cristãos da região da Capadócia. Dorotéia foi uma dessas fiéis testemunhas, presa e submetida terríveis interrogatórios.

Mesmo diante desses ministros de terror, ela continuou firme em sua fé e não renunciou de modo algum a Jesus, como eles exigiam. Ao contrário, cheia de fé e de alegria ela dizia: “Vamos, façam o que vocês precisam fazer, tenho pressa de chegar junto de Jesus, meu Senhor, que me chamou para Si.” Assim, por não renunciar à sua fé, Dorotéia foi condenada à morte.

Quando saiu sua sentença de condenação, um advogado chamado Teófilo, que estava presente, disse à santa em tom de gozação: “Pronto, envie rosas do jardim de Seu Senhor, quando você chegar lá.” Essa alma esposa, contudo, parece ter levado a brincadeira muito a sério, respondendo: “Se acreditares em Deus, farei o que me pedes.” O Advogado sentiu então a força surpreendente dessas palavras de fé e esperou o cumprimento dessa promessa.

As flores, sinais de sua fidelidade a Deus

Chegando ao local onde seria decapitada, pediu aos carrascos alguns instantes para rezar e eles lhe concederam. Desse modo, ela se ajoelhou, orou e, em seguida, chamou um garoto de apenas seis anos que estava ali perto. O garoto foi até ela e Dorotéia enxugou o rosto muito suado com um lenço, depois o entregou ao garotinho, pedindo-lhe que entregasse o tal lenço ao advogado Teófilo, responsável por sua condenação.

Assim que Dorotéia foi decapitada, o garotinho correu e entregou o lenço a Teófilo. Vendo, então, o corpo sem vida da serva de Deus, o advogado levou o lenço ao rosto e sentiu um forte e inesquecível perfume de flores e frutas. Diante disso, Teófilo se ajoelhou ali mesmo, e em lágrimas pediu perdão a Deus por tanta perseguição feita aos cristãos e se converteu. Sua conversão foi tão profunda e decidida que ele também foi preso e forçado a renunciar a fé em Cristo. Como não renunciou, foi igualmente decapitado, dando assim também um grande testemunho de fidelidade ao Evangelho.

Que Deus nos conceda, por intercessão dessa fiel serva, a graça de jamais, em hipótese alguma, negociarmos nossa fé.

Santa Dorotéia, rogai por nós.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.