Formação

Santa Joana Francisca de Chantal, padroeira de todos estados de vida

A longa vida religiosa da Senhora de Chantal foi cheia de trabalhos e sofrimentos, mas também de consolações.

comshalom

Com o coração agradecido a Deus, hoje vamos fazer memória de uma grande serva, Santa Joana Francisca de Chantal. Ela foi um exemplo de jovem, mãe, irmã, enfim, de mulher consagrada a Deus. Nasceu em Dijon, centro da França, em 1572, e soube aproveitar cada oportunidade oferecida por Deus para amadurecer seu amor e pertença a Ele.

Como todos os santos, essa serva é um exemplo de amor a Deus e de frustração do diabo. As provações que suportou, apoiada na fé, foram  ferramentas essenciais que forjaram em sua alma e coração o perfil singular de santidade, pensado por Deus.

Perda da mãe, presença marcante do pai

Sua querida mãe faleceu quando Joana era ainda criança; seu pai, homem conhecido por suas virtudes e caráter exemplar, era, na época, o presidente da câmara dos vereadores e, por causa de maquinações políticas, chegou a sofrer pobreza e muitas humilhações. Joana, no entanto, recebeu uma riqueza e herança infinitamente maior e mais nobre do que os bens deste mundo: a fé e um amor profundo a Deus. Sua sensibilidade à fé era tão impressionante, que tendo apenas cinco anos de idade, respondeu a um protestante que questionava seu pai sobre a presença real de Jesus no Santíssimo Sacramento. Dizia a pequenina, cheia de efusão: “O Senhor Jesus Cristo está presente no Santíssimo Sacramento, sim, porque foi Ele mesmo que o disse. Se pretendeis não aceitar o que Ele falou, então, chama-o mentiroso.”  

Joana casou-se com um nobre, Barão de Chantal, quando tinha 20 anos. Eles tiveram quatro filhos, que educaram não apenas com regras e palavras, mas principalmente com o exemplo. Eram notórias, diante de todos, a humildade e a caridade dessa serva, de modo que ela era muito amada até mesmo pelos empregados. Inesperadamente, Joana perdeu seu esposo, vítima de um tiro acidental durante uma caça. Com a graça de Deus, conseguiu perdoar os responsáveis, assumindo corajosamente a educação dos filhos. 

Disposta a viver sua viuvez com amor e fidelidade a Deus, Joana conheceu o Bispo Francisco de Sales, que assumiu sua direção espiritual. Não demorou e Francisco viu em Joana a pessoa ideal para a fundação de uma ordem religiosa que já algum tempo Deus o inspirava, era, então, o ano de 1604. A partir disso, desenvolveu-se uma das mais belas amizades que se têm conhecimento entre os santos da Igreja. 

Consagração a Deus

Santa Joana, já com os filhos educados, decidiu, por fim, concretizar os anseios da juventude, abraçando a vida consagrada. Encontrou resistência dos seus familiares, porém, preferiu dar ouvidos a Deus e tornou-se fundadora das Irmãs da Visitação de Nossa Senhora. Seguindo o exemplo de Maria, mãe de Jesus, Joana e suas irmãs fizeram um grande bem à sociedade e a toda a Igreja. A longa vida religiosa da Senhora de Chantal foi cheia de trabalhos e sofrimentos, mas também de consolações. Fez sua páscoa em Moulins, no ano de 1641. Antes de sua morte, já existiam na França 90 casas da obra fundada por inspiração de Deus. 

São Francisco de Sales, por sua vez, nunca abandonou sua filha espiritual. Ele morreu 19 anos depois de sua discípula. Foi sepultado a seu lado, na capela da Visitação, em Annecy (local da fundação da primeira casa da Ordem). Santa Joana Francisca de Chantal foi canonizada no dia 12 de agosto de 1767. É venerada como modelo de perfeição evangélica por todos os estados de vida. 

Que Deus abençoe, por intercessão desta serva fiel, todos os sacerdotes, casados, celibatários, e solteiros. 

Santa Joana Francisca de Chantal, rogai por nós!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.