Igreja

Santa Teresa de Jesus e a busca pela santidade com determinada determinação

Neste dia 15 de outubro, a Igreja celebra a sua festa. No mundo inteiro, as ordens carmelitas se alegram com essa data especial. 

comshalom

Santa Teresa de Ávila, também chamada de Santa Teresa de Jesus, ficou conhecida por ser amiga muito próxima de Nosso Senhor. Foi ela, inclusive, que ensinou e continua ensinando muitos cristãos a trilhar um caminho de perfeição rumo ao céu. Neste dia 15 de outubro, a Igreja celebra a sua festa. No mundo inteiro, as ordens carmelitas se alegram com essa data especial. 

Bom, mas falar de Santa Teresa de Jesus é falar de amizade com Deus, de adesão plena e radical à vontade dEle e também de contemplação na ação. Há relatos, dela mesma, inclusive, que dão conta de como era a sua relação com Nosso Senhor. Teresa conseguiu colocar nos livros alguns dos muitos ensinamentos que o próprio Jesus a ofereceu ao longo de sua vida.

Conteúdo Especial | Santa Teresa de Jesus na Vocação Shalom

Santa Teresa de Jesus e a presença na ausência

Teresa de Jesus viveu cerca de 20 anos sem ter gosto na vida de oração. Contudo, seguia cada dia de sua vida fiel à promessa que tinha professado. Mesmo em meio à sua enfermidade, Teresa resolveu permanecer. Por isso, a vida de Teresa é para todos aqueles, que têm a oportunidade de conhecer a sua história, uma semente fecunda de amor e adesão radical ao querer de Deus. 

Poderíamos citar poemas, trechos de seus livros ou fatos que aconteceram em sua, porém pouco seria para expressar a beleza e a potência da vida dessa mulher que, em tudo, buscou viver santamente. Entretanto, vale sublinhar que Teresa teve também seus desafios. Ela foi muito tentada pela imaginação, contudo na contemplação encontrou o remédio para lidar com a “louca da casa”, a imaginação.

Confira também | 50 fatos sobre Santa Teresa de Jesus

O ardor missionário e a reforma do Carmelo

Um dos momentos marcantes da vida de Teresa foi a experiência que a religiosa teve diante de um crucifixo. Ao contemplar as chagas de Jesus, Teresa foi profundamente tocada pela graça de Deus. E essa experiência transbordou em seu ardor missionário. Correspondendo a voz do Senhor, Teresa promoveu uma reforma na ordem que participava e, ainda, com a intercessão de São José, chegou a fundar carmelos.

Com seu testemunho fecundo, Teresa nos convida hoje a colaborar com a missão da Igreja contribuindo também para que novos espaços sagrados sejam erguidos. Agora, talvez, você esteja se perguntando: Como ela conseguiu fazer isso em sua época? A resposta é simples e pode ser aplicada ainda hoje: confiando inteiramente em Deus e abandonando-se em sua santa vontade.

Nesse sentido, os momentos da Comunidade Católica Shalom têm abraçado o chamado para construir a Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz. Vale ressaltar que esse chamado é a via pela qual Deus renova a fé de cada missionário e o faz avançar no caminho de santidade. Por isso, vale apena também suplicar a graça da determinada determinação para avançar nessa missão tão especial confiada àqueles que fazem parte da Vocação Shalom.

O poema de Teresa virou canção

A seguir, apresentamos para você duas canções: a primeira é a música Vida ou Morte. A letra traz referências ao poema Vossa Sou de Santa Teresa de Jesus. O poema é uma das belas expressões de rendição à santíssima vontade de Deus. Ouça a seguir a música na voz de Padre Cristiano Pinheiro e Ana Gabriela, membros da Comunidade Católica Shalom.

É hora de cantar o Castelo Interior

A segunda canção é uma obra construída a partir dos ensinamentos de Santa Teresa em seu livro Castelo Interior, em que ela aborda a jornada que uma alma trilha até o seu interior para, nele, encontrar-se com o Senhor.

Oração de Santa Teresa de Jesus

“Ó Santa Teresa de Jesus, vós sois a mestra da genuína oração e nos ensinais a rezar conversando com Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Ó Santa Teresa, ajudai-nos a rezar com fé e confiança, sem nunca duvidar da bondade divina. Ajudai-nos a rezar com inteira conformidade de nossa vontade com a vontade de Deus, com insistente perseverança até alcançarmos aquilo que necessitamos.”


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *