Em resposta ao convite do Papa Francisco de continuarmos juntos na peregrinação espiritual que nos conduz rumo à Jornada Mundial da Juventude de Lisboa em 2023, de 12 a 14 de novembro, o Congresso de Jovens Shalom (CJS) aprofundou o tema da última mensagem de preparação para JMJ 2023: “Levanta-te eu te constituí testemunha do que viste” (cf. At 26, 13)
O CJS, evento que acontece anualmente há mais de 20 anos, reúne os jovens que participam de grupos de oração e também líderes de outros movimentos eclesiais. É marcado não só por momentos de formação, mas de oração e partilha.
A experiência comum partilhada por várias gerações é a criação de laços fraternos, a renovação na experiência com o amor de Deus, além de um verdadeiro despertar vocacional.
Encontrei afinal, minha vocação
Essas palavras de Santa Teresinha do Menino Jesus, intercessora da juventude Shalom, traduzem a alegria do encontro com a sua própria vocação. Santa Teresinha que escolheu a vida consagrada ainda nos primeiros anos de sua juventude é exemplo e modelo para todos os jovens que desejam abraçar aquele plano de amor de Deus, único e irrepetível, como diria São João Paulo II.
O CJS foi uma experiência incrível! Para mim, o momento mais tocante foi o da adoração. Ver Cristo Eucarístico, poder contemplá-lo e escutá-lo é algo que não dá para descrever.
Sem sombra de dúvidas, desejar cumprir com a minha missão de batizado – que é buscar a santidade – é um desejo que parte do coração de Deus. E, é nesse momento em que eu posso experimentar este real desejo, a real busca pela felicidade que só se encontra na Eucaristia, na busca pelo céu. Se pudesse definir em uma só palavra este Congresso, eu definiria em: Felicidade.” Declara José Vitor Rondis, que participou do CJS.
Já para Monaliza Rocha, integrante da Assessoria Jovem, setor do Governo Geral da Comunidade Shalom responsável pelos Jovens – o CJS foi marcado pelo forte apelo à santidade, reforçados pelo momento de testemunho da mãe do Beato Carlo Acutis.
“O momento mais especial do CJS para mim foi a oração junto à Cruz. Foi um momento de renovação da minha oferta de vida em favor da evangelização dos jovens.”
Como passo na peregrinação espiritual que culminará na JMJ em Lisboa, refletir juntos sobre o testemunho que nasce do encontro pessoal com Cristo foi um passo importante. Deixar-se animar pelo testemunho uns dos outros, ampliar a capacidade de ouvir a voz do Senhor foram sem sombras de dúvidas passos importantes no caminho espiritual que conduz a Jornada que convoca a partir apressadamente (Lc 1,39) em missão de ser testemunhas do Ressuscitado que passou pela cruz.
Luana Santana