Notícias

Santos na alegria: São Josemaria Escrivá, mestre do bom humor

O Papa Francisco tem exortado a Igreja a viver a alegria. Em atenção a esse apelo, criamos esta série com exemplos de santos que viveram a virtude da alegria.

comshalom

Ser santo é ser alegre. O tema da alegria está constantemente presente nas palavras do Papa Francisco. Em sua Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, o Pontífice exortou os cristãos a alegria. “O santo é capaz de viver com alegria e sentido de humor. Sem perder o realismo, ilumina os outros com um espírito positivo e rico de esperança. Ser cristão é «alegria no Espírito Santo» (Rm 14, 17)”, escreveu. Para nos ajudar a viver com alegria, criamos a série e traremos, nas próximas semanas, exemplos de santos que viveram com alegria e bom humor.

Leia também| São Josemaria Escrivá, o difusor da santidade cotidiana

Um dos traços de São Josemaria Escrivá era o seu bom humor. O próprio santo contou uma vez um episódio que ocorreu quando ainda era um jovem sacerdote. “Por causa de uma contrariedade forte, irritei-me… e depois me irritei por ter-me irritado”. Ainda nesse estado de ânimo, recebeu de Deus uma inspiração enquanto passava por uma daquelas máquinas que faziam seis fotografias rápidas. Entrou na cabine e tirou as fotografias. Dizia São Josemaria que, ao olhar para elas, “estava engraçadíssimo com a cara de irritação!”.

Ele rasgou cinco das fotos e guardou a sexta na carteira durante um certo tempo. “De vez em quando – comentava –, olhava-a para ver a cara de irritação, humilhar-me diante do Senhor e rir-me de mim mesmo: «Por bobo!, dizia para mim»”.

Mestre do bom humor e da alegria

Em um de seus livros, o santo escreveu: “a verdadeira virtude não é triste e antipática, mas amavelmente alegre”. E foi assim que buscou viver. “Sempre o vi reagir com um grande sentido sobrenatural, como um homem de grande coração e de uma fé autêntica. Conforme a natureza da contradição, podia reagir com tristeza, se o acontecimento envolvesse uma falta de fidelidade a Jesus Cristo, quer fosse uma calúnia ou uma falta de generosidade com Deus. Mas aplicava a fórmula que sempre nos aconselhava: rezar, calar, sorrir, perdoar”, recorda um de biógrafos, Padre José Luis Soria.

Veja: Novena de São Josemaría Escrivá pela graça de um emprego

Docilidade à Vontade de Deus

Padre José Luis conta também outro episódio da vida de São Josemaria Escrivá. “Recordo a sua dor e, ao mesmo tempo, a sua paz, quando recebeu a informação médica acerca da doença que sofria (e de que veio a falecer) o Padre José Maria Hernández, um dos três primeiros sacerdotes do Opus Dei. Pediu-me que lhe explicasse detalhadamente a informação, que estava redigida com termos técnicos. Estávamos a sós numa sala, e quando comecei a explicar o significado do diagnóstico e do grave prognóstico clínico, São Josemaria começou a chorar desconsoladamente. Quando acabei de ler, disse-me: perdoa, filho, pelo mau exemplo que te dei, mas assim também viste que o Padre tem coração. E seguidamente recitou, muito devagar, como saboreando-a, a oração que tinha incluído no ponto 691 de Caminho: Faça-se, cumpra-se, seja louvada e eternamente glorificada a justíssima e amabilíssima Vontade de Deus sobre todas as coisas. -Amém.- Amém”.

Frases de São Josemaria sobre a alegria

“Um conselho, que vos tenho repetido até cansar: estai alegres, sempre alegres. – Que estejam tristes os que não se considerem filhos de Deus.”

“Não esqueças que às vezes, faz-nos falta ter ao lado caras sorridentes.”

“Que ninguém leia tristeza nem dor na tua cara, quando difundes pelo ambiente do mundo o aroma do teu sacrifício: os filhos de Deus têm que ser sempre semeadores de paz e de alegria”.

“Propósito sincero: tornar amável e fácil o caminho aos outros, que já bastantes amarguras traz a vida consigo”.

“Não és feliz, porque ficas ruminando tudo como se sempre fosses tu o centro: é que te dói o estômago, é que te cansas, é que te disseram isto ou aquilo… – Experimentaste pensar nEle e, por Ele, nos outros?”

Renascer/Reviver 2022

Após dois anos sem a promoção do Retiro de Carnaval presencial, a Comunidade Shalom vai realizar o evento em diversas missões, obedecendo aos protocolos de segurança.  Assim, o Renascer ou Reviver é direcionado às pessoas que desejam ter uma experiência de um carnaval diferente com muita alegria e oração. 

“Alegrai-vos! Jesus está vivo!” é o tema deste ano.  Por isso, não fique de fora. Procure o Centro de Evangelização mais próximo de você e participe de mais este momento de graça!

>>Confira as Missões que irão realizar o Renascer/reviver


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *