Formação

São Cosme e Damião

comshalom

Cosme e Damiao foram dois irmãos e médicos,martirizados,eram chamados de Anaryroi ou seja "os sem dinheiro" porcausa dos seus serviços de caridade. Ele estudaram medicina na Síria e ficaramfamosos pelas sua habilidades, as quais eles usavam para curar pessoas semcobrar nenhuma taxa ou consulta. Algumas das suas curas são tidas comomilagrosas. Durante a perseguição aos cristão, os irmãos foram presos e levadosa frente de Lysias, governador de Cilicia em Cyrrhus( moderna Turquia). Elesforam torturados e por fim decapitados.

Diz a tradição que eles, milagrosamente não sentiam astorturas com fogo, água, óleo fervendo, ou a roda por isso foram finalmentedecapitados.

 As relíquias de Cosme e Damião, mais tarde foram levadaspara Roma. Na Idade Média muitas lendas as mais lindas, sempre os envolveram.Na arte litúrgica da igreja eles são mostrados como médicos, segurandoinstrumentos cirúrgicos. Eles são os patronos dos médicos, junto com São Lucas,e padroeiros de Florença, dos químicos e farmacêuticos. Alguns escolaresafirmam eles eram gêmeos e com isso eles são considerados tambem padroeiros dosgemeos.

São muito venerados na Grécia, Rússia e na Igreja Ortodoxa.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *