Formação

São Filipe Néri e a penitência para a senhora fofoqueira

Conheça a belíssima lição que São Filipe deixou sobre a importância de não difamar alguém.

São Filipe Néri e a penitência para a senhora fofoqueira

São Filipe Néri era um padre conhecido pela penitência que dava aos seus fiéis. Certa vez, uma mulher foi se confessar com ele, dizendo que cometia o pecado de falar mal do próximo. Disse ainda que depois que se confessava, acabava cometendo novamente o mesmo pecado.

São Filipe Néri ouviu atentamente a confissão da mulher e lhe deu a seguinte penitência: ela deveria depenar uma galinha, caminhando pelas ruas de Roma, e depois deveria voltar para saber qual seria a continuação da penitência. Assim fez a mulher. Depenou a galinha, caminhando pelas ruas de Roma, e voltou para junto do padre, perguntando-lhe, então, o que mais teria que fazer.

São Filipe respondeu: “Agora, volta por todas as ruas pelas quais caminhastes e recolhes uma a uma as penas da galinha. E presta atenção: não deixes uma pena sequer esquecida.”

A mulher retrucou: “ Mas, padre, isso é impossível! Havia tanto vento que nunca poderei recolher todas as penas.”

O padre respondeu: “Eu sei, minha filha. Espero que tu tenhas compreendido a lição. A tua maledicência se parece com essas penas. As palavras ditas sem compaixão se espalham e depois não há como recolhê-las.”

_____________

Veja também

Oração de São Filipe Néri

A virtude da prudência

A beleza da virtude

Shalom: Amigo dos Pobre disponibiliza novos locais de apoio

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *