Mundo

São João XXIII celebrado na Turquia

comshalom

Angelo Roncalli amava este país. Foi delegado apostólico na Turquia de 1935 a 1944 e a sua frase ‘Eu amo os turcos’ ficou gravada na memória histórica do povo turco”. Assim, o padre dominicano Giuseppe Gandolfo, OP, fala à Agência Fides sobre as razões que motivam a rica série de iniciativas e eventos programados em Istambul por ocasião da canonização de João XXIII.

Domingo, 27 de abril, em conexão com a Basílica de São Pedro, a solene liturgia de canonização de Papa Roncalli – que subiu à glória dos altares junto com Papa João Paulo II – foi transmitida com tradução simultânea em turco na cripta da Igreja de Santo Antonio, não distante da Praça Taksim. A missa de canonização celebrada pelo Papa Francisco foi transmitida ao vivo em todo o país também no canal Sat-7 Turk, televisão via satélite ecumênica turca que conta com a colaboração de cristãos de vários ritos e confissões.

O dia da canonização se concluirá com um concerto do coro da Universidade estatal de Bosforo (Boasici Universitesi) hospedado na Catedral Católica latina do Espírito Santo. As iniciativas, inspiradas na pessoa do novo Papa santo, continuarão durante todo o ano de 2014.

Em 4 de maio próximo, uma conferência do professor Rinaldo Marmara – autor da pesquisa histórica sobre o Vicariato apostólico de Istambul – inaugurará uma mostra fotográfica sobre Angelo Roncalli montada nos espaços anexos à Igreja de Santo Antônio. Enquanto em 6 de junho, o simpósio roncalliano “Entre memória e profecia” contará com a presença de personalidades acadêmicas e políticas turcas e com a presença do diretor da Fundação João XXIII, Pe. Ezio Bolis. A cerimônia conclusiva das celebrações turcas de São João XXIII está programada para 16 de novembro próximo na Catedral do Espírito Santo, com o convite aos patriarcas e chefes de outras comunidades cristãs presentes na Turquia, começando pelo Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I.

 

Fonte: Fides


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *