Notícias

São José tem sido o intercessor da minha família nesse tempo de pandemia

São José Operário nos recorda que Cristo caminha com todo trabalhador de fé.

comshalom

Instituída pelo Papa Pio XII, a Festa de São José Operário é celebrada no dia 1º de maio, mesmo dia em que, no mundo, o Dia do Trabalhador é comemorado. A figura do Pai Adotivo de Jesus deu a essa data um novo aspecto, voltando o olhar dos homens para o céu e renovando a certeza de que Cristo caminha com todo trabalhador de fé. Para celebrar esse dia especial, o comshalom apresenta o testemunho de Gustavo Felix, membro da Comunidade de Aliança na Paraíba que renovou a sua devoção a São José devido à pandemia no ano passado.

Comshalom: Como surgiu a sua devoção a São José?

Gustavo Felix: Surgiu no início da pandemia, no ano passado, após ficar desempregado e tendo uma família para sustentar (esposa e três filhos), não tinha outra escolha a não ser recorrer aquele que, pela graça de Deus, sempre providenciou tudo para a família de Nazaré. No final do ano, durante o Advento, foi proposto, para nós da Comunidade de Aliança, vivermos esse tempo junto com José. Ao meditar suas virtudes, vi que não poderia caminhar na vida espiritual sem o auxílio desse grande Homem. Após o Papa anunciar que este seria um ano Josefino para Igreja, procurei estudar e conhecer ainda mais sobre a vida de José, chegando a fazer minha consagração a ele.

Comshalom: Tem alguma experiência marcante com a intercessão de São José? Poderia partilhar?

Gustavo: Vivo uma experiência forte com São José atualmente, ainda desempregado por conta da pandemia, tendo que prover para minha família ao mesmo tempo que corresponder ao chamado de Deus como membro da Comunidade Católica Shalom, José tem sido um modelo de servo de Deus, Esposo e Pai que tem me auxiliado a viver bem esse tempo. Conhecido por providenciar sempre na vida daqueles que vos rogam, José tem sido o intercessor junto de Deus para minha família nesse tempo. Apesar do desemprego, nunca faltou o essencial para nós e nunca vai faltar, porque o Senhor não nos desampara, sua bondade sempre nos surpreende, e chega a nos constranger ver o quanto tem providenciado espiritual e materialmente.

Comshalom: O que São José Operário tem ensinado para você?

Gustavo: São José me mostra que o trabalho é dom de Deus, e serve primeiramente para glorificá-lo, depois servir ao outro e por consequência conseguir o sustento da minha família.

Comshalom: Quais dicas você daria para quem quer crescer na amizade com São José?

Gustavo: Procure conhecer este grande homem, José pouco fala nas escrituras, mas ele tinha uma ação silenciosa, grande obediência a Deus. Existem livros e cursos sobre José que são muito ricos e demonstram a sua importância no plano de salvação. Peça sua intercessão em suas orações, principalmente se você deseja ser obediente a Deus e desapegado das coisas do mundo, ou ainda se necessita de uma graça que parece impossível aos olhos humanos. Comece pelas refeições, medite sua ladainha, com certeza São José será um grande auxílio para sua vida espiritual.

Comshalom: Qual oração você mais gosta de rezar a São José?

Gustavo:  Gosto da oração que o Papa realiza diante da imagem de São José dormindo:

Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável. Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder. São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede, nós vos pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria. São José, rogai por nós que recorremos a vós.

Comshalom: Tem algo mais que você gostaria de partilhar?

Gustavo: Desejo que, assim como a devoção a São José tem me ajudado, possa também ajudar a você a crescer na graça e no plano que o Senhor quer realizar em sua vida. Deus abençoe, Shalom!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *