Shalom

Semana de consagração Shalom: “Vale a pena ofertar a vida à Deus?”

“Vale a pena ofertar a vida pela igreja, pelos jovens e pelos homens? Vale a pena deixar a família, o emprego e a cidade natal para viver uma vida consagrada a Deus através do carisma Shalom? Sim, vale! Porque ao buscarmos o caminho da consagração, entendemos e demonstramos com nosso viver que só Deus basta. Que Deus é o caminho e que nada mais nos faltará. Nosso sim é o testemunho de vida para esse mundo”, disse padre Osvaldo Rodrigues durante homilia da Missa das Primeiras Promessas da Comunidade de Aliança e Comunidade de Vida.

A Missa de Primeiras Promessas foi realizada quarta-feira (24) na Catedral Metropolitana de Teresina e contou com a participação dos discípulos que se consagravam a Comunidade de Vida e Aliança, postulantes, vocacionados, integrantes da obra Shalom e familiares que acompanhavam o momento único na vida de cada irmão que estava juramentando seu voto.

 

Primeiras promessas na Comunidade Shalom

Ao realizar as primeiras promessas, o discípulo se tornará membro da Comunidade Católica Shalom. Um desses novos membros é o Luis Henrique, que comentou a expectativa por aquela noite. “Deus desde todo sempre já esperava a minha consagração, já esperava o meu sim comprometedor. Durante a missa pude experimentas o céu, e com o coração em paz, vivi esta noite mil vezes feliz, noite em que o para sempre já começou em meu coração”, declara.

Promessas Definitivas

No dia anterior (23), houve a celebração da missa das Promessas Definitivas do Carisma Shalom. Para as promessas definitivas, o membro realiza promessas temporárias renovadas anualmente. Após um período de quatro anos, aquele que se julgar apto a realizar as promessas definitivas, deve solicitar o moderador geral. Em caso de aprovação, sua promessa será realizada.

Em Teresina, as promessas definitivas foram realizadas na catedral da cidade e celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Jacinto Brito. Na celebração, quatro membros realizaram suas promessas definitivas dentre eles, o Responsável Local (RL) da missão Shalom Teresina, Filipe Diniz: “Eis-me aqui! Para sempre Comunidade de vida”, diz o missionário.

Membros que realizaram suas promessas definitivas na comunidade Católica Shalom

 

Vida em Comunidade Shalom

Após o Seminário de Vida no Espírito Santo, atraído pelo amor de Deus através do carisma Shalom, o segundo passo da caminhada é participar de um Grupo de Oração. Algum tempo em Grupo de Oração, o integrante do grupo que sentir necessidade/vocação para aprofundar mais no carisma, pode trilhar um caminho de discernimento vocacional na Comunidade Shalom, com duração mínima de um ano. Esse período (quem em Teresina chamamos de vocacional aberto) é um tempo de descoberta e escuta, assistido e orientado por um Acompanhador Vocacional (diretor espiritual). Perseverando na vida em oração e discernimento, o vocacionado seguirá em direção ao ingresso no postulantado da Comunidade de Vida ou de Aliança.

Após esta primeira fase o postulante ingressa no discipulado (duração mínima de dois anos), tempo em que de fato receberá seu primeiro sinal, o “TAU”, um sinal visível, uma cruz em forma de Tau, símbolo de sua eleição e pertença a Deus e à comunidade. Este sinal deve acompanha-lo durante toda sua vida, lembrando sempre a vocação que é chamado a viver e o testemunho que deve dar aos homens.

Comunidade de Vida é o núcleo da vocação Shalom. Seu estilo de vida reproduz o modelo das primeiras comunidade cristãs, pois os membros passam a viver em “Casas Comunitárias” da Comunidade Shalom. Enquanto discípulo, o membro utiliza o Tau da cor bege. Ao realizar sua consagração, recebe o cordão da cor marrom.

A Comunidade de Aliança (Cal) é chamada a seguir Jesus Cristo em meio à vivência familiar e às atividades profissionais, assumindo o compromisso de vivê-las segundo a vocação Shalom. O discipulado da Cal usa o Tau da cor cinza. Ao realizar sua consagração, o instrumento de identificação de devoção da fé através da comunidade Shalom terá o cordão na cor branca.

Renovação das Promessas

Antes das consagrações definitivas, existe o período de renovação das promessas. Em Teresina, os missionários que fizeram a renovação participaram da celebração na última quinta-feira (24) também na catedral da cidade, com missa presidida pelo padre Fabricio. Por quatro anos o membro poderá fazer seus votos temporários com renovação anual, até, enfim, receber o Tau da cor branca ou marrom, conforte sua vocação comunitária.

Membros que realizaram a renovação das promessas na catedral de Teresina

 

Ingresso no discipulado

O discipulado é o período em que o candidato é aceito no caminho de formação da comunidade. Esta etapa tem duração mínima de 2 anos e deve ser marcado pelo aprofundamento espiritual e vocacional.

Na sexta-feira (26) foi realizada a missa de ingresso no discipulado da comunidade de aliança. No total,23pessoas estiveram apresentando sua vocação para seguir na caminhada cristã como membro da comunidade católica Shalom. São pessoas que ao longo dos anos passarão pelas etapas de discipulado, postulante, primeiras promessas, renovação das promessas até chegar nas promessas definitivas.

Novos discipulados da Comunidade Shalom

Que Deus abençoe e guie cada membro dessa missão, para que sejam testemunho de fé e vida em santidade, a luz do mundo e sal da terra, como pede a santa igreja.

Shalom!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *