Shalom

Semana Santa é vivida em Retiro em Belém

comshalom
11136124_361826124017459_1243928968709840518_o
Adler Trindade pregou e conduziu orações nos quatro dias de Retiro

Os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo foram vividos com fé entre os dias 2 e 5 de abril por mais de 800 pessoas que participaram Retiro de Semana Santa promovido pela Comunidade Católica Shalom da Missão de Belém (PA). À luz do tema do retiro, “Deus Rico em Misericórdia”, o evento proporcionou pregações e orações com Adler Trindade, seminarista consagrado da Comunidade Shalom. O Padre João Paulo Dantas, vigário da catedral de Belém também pregou no sábado (4).

O Retiro trouxe, a cada dia, pregações e orações com temáticas referentes ao mistério celebrado pela liturgia. “Aqui no retiro os presentes podem, pela pregação querigmática e pelos momentos de oração, terem seus corações preparados para os grandes acontecimentos a serem vividos posteriormente nos atos litúrgicos”, disse Aglauberto Nascimento, um dos organizadores do evento, sobre o fato da programação do Retiro estar em sintonia com as celebrações litúrgicas da Catedral de Belém, para onde os participantes se dirigiam após o fim da programação diária.

Encenação da Via Sacra durante o Retiro de Semana Santa
Encenação da Via Sacra durante o Retiro de Semana Santa

Na quinta-feira (2), o abaixar-se de Jesus no lava-pés e a instituição da Eucaristia serviram como estímulo à humildade em relação ao outro. Na sexta-feira (3), a Paixão de Cristo foi vivida por meio de pregação sobre o mistério redentor de Jesus na Cruz e pela realização de Via Sacra Oracional.

Na tarde do sábado (4), o padre João Paulo Dantas, vigário da Catedral de Belém, trouxe uma reflexão do mistério do Sábado Santo, que motivou os retirantes a encararam o mistério da Morte de Cristo sob o olhar da Virgem Maria: “Neste dia, o coração de Maria mergulha, silencioso, em um Deus que também se encontra no silêncio. A Virgem, que leva tudo para a oração, estava como que num retiro pessoal, querendo ouvir de Deus o que significaria tudo que aconteceu”, disse o sacerdote.

O Pe. João Paulo Dantas pregou sobre a espiritualidade do Sábado Santo
O Pe. João Paulo Dantas pregou sobre a espiritualidade do Sábado Santo

Encerrando a programação, no domingo (5) a temática do evento foi a vitória de Cristo sobre o pecado: “Nessa páscoa devo declarar que Ele é a minha Luz e que eu devo dar essa luz para as outras pessoas.”, disse Adler, convidando os presentes ao anúncio da Boa Nova da Ressurreição de Cristo. “Há um costume entre nós de desejarmos Feliz Páscoa a quem conhecemos. Convido vocês a serem criativos, inventarem números no whatsaap, falarem com o primeiro resultado d abusca do facebook, e a esses, desconhecidos, anunciar que Cristo ressuscitou e que isso basta para que possam ser felizes”, completou o pregador.

Para Janaína Melo, responsável local pela Missão de Belém, os dois primeiros de retiro foi “marcado pelo Deus que cura, nas adorações, na visita à mansão dos mortos que há em cada um de nós, na contemplação da Cruz, em tudo isso pudemos ver Deus, rico em Misericórdia, curar, libertar, dar nova vida”.

 Isaak Felipe Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *