Shalom

Seminaristas Shalom: “toda vocação autêntica surge da oração e da escuta da vontade de Deus”

A Comunidade Shalom apresenta 84 seminaristas, 13 deles tendo ingressado em 2017. Neste ano, 10 concluíram o curso de filosofia e 7 o curso de teologia, avançando no caminho rumo ao sacerdócio.

comshalom

O Comshalom entrevistou o padre Denys Lima, missionário da Comunidade de Vida Shalom, responsável pelo setor dos Sacerdotes e Seminaristas. Na entrevista, padre Denys fala sobre o aumento de vocações sacerdotais, do ambiente de formação dos seminaristas, etc. Confira:

Qual a essência do caminho sacerdotal dentro da Comunidade Shalom?

O Carisma Shalom vai sendo um grande meio de dar para a Igreja novas vocações, porque é um carisma que dá uma experiência pessoal com Deus e um caminho de oração. E toda vocação autêntica surge dessa dinâmica, da oração e da escuta da vontade de Deus. Depois, a Comunidade de Vida acaba sendo um ambiente muito favorável para uma boa formação para eles, porque é um ambiente familiar e ao mesmo tempo religioso, em que eles tem acesso a relações múltiplas, com as irmãs e os outros dois estados de vida, e isso acaba tornando eles homens de relação. Então, uma boa relação com Deus, uma boa relação com o outro, acaba preparando um bom sacerdote. Pra não dizer também, da parresia própria do Carisma Shalom que acaba lançando eles no coração sedento do homem e faz com que eles sejam ardorosos na evangelização.

Quantos são os Seminaristas Shalom?

É muito normal que um carisma que tem sido tão fecundo em número de vocação missionária, – nós estamos com 4 casas de formação de missionários, os 4 discipulados – aumentando esse número de vocações, é muito normal que aumente também o número de vocacionados ao sacerdócio. Esse ano nós ficamos felizes com o ingresso de 13 novos seminaristas. Não são pessoas que se aventuram para experimentar uma vocação, mas são pessoas que já vivem dentro de uma vida entregue a Igreja, uma vida missionária e que podem nesse ambiente fazer um bom discernimento e já ingressar no seminário com uma boa decisão de seguir até o fim. E assim, a Comunidade tem crescido muito nessa dimensão, hoje com a entrada deles, serão 84 seminaristas. Temos 10 encerrando a filosofia e 7 terminando a teologia. Esses da filosofia são enviados em missão porque, temos essa pausa entre a filosofia e a teologia exatamente para que a pessoa aprofunde o seu ardor missionário, não seja uma pessoa só voltada para os estudos, e possa viver o nosso ritmo comunitário de forma ordinária. Já esses que terminaram a teologia vão se encaminhando para o processo de discernimento final, que está sempre nas mãos de Deus. O nosso discernimento é muito personalizado e para cada um vamos encontrando o momento certo de dar este passo da ordenação.

Novos seminaristas da Comunidade Shalom

Em que período os Seminaristas Shalom vivem o estágio pastoral e qual sua importância?

Ordinariamente entre a filosofia e a teologia, mas quem no seu processo formativo precisar de mais tempo, a Comunidade fornece esse período para o irmão continuar aprofundando o seu discernimento, trabalhando alguma questão humana. Graças a Deus, a gente trabalhar seminaristas dentro de uma vida comunitária, fornece, vamos dizer assim, ao seminarista um amparo muito grande, então ele pode dar o passo para a ordenação quando ele estiver bem seguro, ele não tem aquela pressão de terminar os estudos e ter que se ordenar. O nosso seminarista ele é um missionário, pode ir em missão, ele está dentro da Igreja, está servindo a Igreja, então isso dá um ambiente muito favorável para esse discernimento ser feito no momento certo.

Qual o caminho inicial destes novos seminaristas? É possível ajudá-los?

Todos vão fazer o vestibular na Faculdade Católica de Fortaleza e em fevereiro começam as aulas pra filosofia.

Essa obra de formar novos padres para a Igreja não é uma obra só da Comunidade, mas uma obra do povo de Deus. Então não pode existir novos sacerdotes para a Igreja se primeiro o povo de Deus não estiver rezando e pedindo a Deus novos sacerdotes. “A messe é grande e poucos são os operários”, disse o Senhor, “pedi ao Senhor da messe e ele enviará para vós operários”. A oração. Depois o amparo e o acolhimento fraterno, acompanhar esses irmãos na sua caminhada. E depois, o sustento financeiro também. Por que a gente sabe que uma faculdade hoje, principalmente uma faculdade séria, aprovada pelo MEC, como é a Faculdade Católica de Fortaleza, não é uma faculdade barata. Para dar um suporte para tantos seminaristas precisamos de muitos benfeitores e generosos. Graças a Deus não tem faltado, às vezes a gente passa um pouco de aperto, é bem verdade, mas a providência de Deus sempre nos socorre. Nós estamos conseguindo terminar o ano saldando todas as dívidas e com o desafio para as novas matrículas.

Para colaborar com a formação dos seminaristas, você pode doar através das seguintes contas:

Favorecido: Associação Shalom
Cnpj: 07.044.456/0001-00
Caixa Econômica
Ag: 0578
C/c: 857-3
Operação: 003
Banco do Brasil
Ag: 1369-2
C/c: 7508-6
Bradesco
Ag: 0769
C/c: 2852

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *