Formação

Ser Shalom, felicidade de ser escolhido,coragem de cumprir a Vontade de Deus

comshalom

 No inicio deste ano de 2012, comgrande alegria, a comunidade Shalom acolhe 545 irmãos que trilharam o caminhovocacional no ano anterior e agora estão ingressando para fazer parte destagrande família, deste belíssimo carisma.

Unindo-sea nós na evangelização da humanidade, hoje decidem entregar as suas vidas nas mãosdo Senhor Jesus porque descobriram, como cada membro da comunidade Shalom, quea própria felicidade está na adesão incondicional a Cristo, está em amar a Deuscom tudo que temos e somos.

Estesirmãos são agora os novos postulantes da comunidade Shalom. Dentre estes, 140ingressaram na comunidade de vida e 405 ingressaram na comunidade de Aliançanas missões que temos difundidas por todo o mundo.

 É um novo tempo, Deus quer alcançara humanidade e por isso suscita vocações no interior de toda a Igreja e de todaa Comunidade, pessoas que possam ofertar as suas vidas sem ‘por a mão no arado’,sem olhar para trás, no desejo de viver o evangelho sem glosas, sem meiaspalavras, que desejam viver na radicalidade do evangelho e do carisma Shalom,Jovens que tenham ‘gastura’ da palavra “mediocridade”, e que desejam viverplenamente as suas vidas, viver a verdadeira aventura que é a vida com Cristo,que é a Vida Eterna.

 Ser Shalom é abraçar a vontade deDeus para a minha vida, ser Shalom é descobrir que Deus me escolheu, que Deusme chama a ir ao encontro de uma humanidade que clama por aquela experiência queeu tenho, uma humanidade que desesperadamente procura a felicidade, e que eu já experimento a cada dia, por puragraça e misericórdia. Ser Shalom é descobrir a felicidade deser escolhido, e assim, ter a coragem de dizer sim a Deus.

“Vem esegue-me”, diz-nos Jesus, como disse a Pedro, como disse aos mártires, como disseaos santos, como vem gritando a cada dia chamando aqueles que escolheu, esteconvite pronunciado a tanto tempo se torna agora atual para nós, e nos cabe daruma resposta, somos nós que optamos em viver a vida em plenitude.

“E a vós, caríssimos jovens, nesta ocasião euquereria dirigir-vos também um convite muito particular: reflecti!

Procurai compreender que vos estou a falar decoisas muito grandes! Trata-se de consagrar a vida toda ao serviço de Deus e daIgreja. E trata-se de consagrá-la com uma fé firme, com amadurecida convicção,com livre decisão e com generosidade a toda a prova e sem arrependimentos.

… Eu sei que há muitas coisas deste mundo emuitos acontecimentos dos dias de hoje que vos perturbam. É exatamente por estemotivo que eu vos convido a refletir. Abri os vossos corações ao encontrojubiloso com Cristo Ressuscitado! Deixai que a força do Espírito Santo opere emvós e vos inspire as escolhas acertadas para vossa vida! Procurai pedirconselho! A Igreja de Jesus Cristo tem de continuar a sua missão no mundo: elaprecisa de vós, porque é muito grande o trabalho que há para fazer!

“Ao falar assim da vocação e ao convidar-vos aseguir este caminho, eu sou humilde e apaixonado servidor daquele mesmo amorpelo qual era movido Cristo, quando chamava os discípulos para o Seu seguimento(N.4)”.

 Este é o convite do papa JoãoPaulo II, durante o seu pontificado, que se estende a todos nós, que tivemosuma experiência com o verdadeiro sentido de nossas vidas, que tivemos um encontrocom a verdadeira felicidade: JESUS CRISTO!

Agora,cheios de desejo de transbordar o que experimentamos, queremos ofertar nossasvidas e levar a todo homem, toda nação, raça, tribo, país, cultura, espaçosfísicos e virtuais, o único que é capaz de revolucionar a vida de cada um,devolvendo-lhes o sentido, tirando-lhes do vazio do qual o mundo é escravo.

Deus é oúnico capaz de tornar o homem pleno, somente Cristo pode dar verdadeiro sabor avida do homem.

 Por isso, a comunidade CatólicaShalom realiza um trabalho vocacional com os jovens, com homens e mulheres, quequerem ofertar as suas vidas pela evangelização dos jovens, pela evangelizaçãoda humanidade. Este trabalho acontece no período de no mínimo um ano, aonde,por meio de reuniões mensais, todos os ‘vocacionados’ se reúnem para receberformação acerca do que é uma vocação e mais especificamente do Carisma Shalom.Desta forma, vamos assim cumprindo o mandato do Senhor que nos chama a lançaras nossas redes e nos diz “Ide por todo mundo e fazei discípulos em todas asnações.”, nos unindo também ao Papa Bento XVI que virá ao Brasil, nos propondoexatamente este tema para a Jornada Mundial da Juventude em 2013 no Rio deJaneiro.

 Assim, acolhemos também neste ano osnovos vocacionados Shalom. Estaremos em intercessão para que neste ano vocêspossam se deparar com a voz de Deus, tão atraente que rompe toda surdez, tãobela que ofusca o brilho de todas as belezas humanas, que nos faz apaixonadospor Cristo.

 Podemos assim, diante do convitetão atraente e atual de Jesus: – “Vem e segue-me!” termos a mesma reaçãoimperiosa e apaixonada de Pedro: – “Senhor, a quem iremos nós, se só tu tenspalavras de Vida eterna!”.

 

Shalom!


 

VictorFrota 
AssessorVocacional da Comunidade Católica Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *