Shalom

Shalom Belo Horizonte comemora 19 anos de fundação

“Ide por todo o mundo e proclamai o evangelho a toda a criatura” (Mc 16, 15), eis a palavra de ordem dada por Jesus aos seus discípulos.

Foto: Arquivo Pessoal Missão BH

Somos nós esta terra alcançada pela Palavra e pelo amor de Nosso Senhor. Um povo com muitos motivos para louvar e dar graças a Deus pelas maravilhas que Ele tem feito entre nós, e em cada pessoa que faz parte da construção dessa história de salvação. Vidas alcançadas através da doação de tantos missionários desde 08 de abril de 2001.

Somos uma terra, um povo. Uma história tecida de muitas outras. Somos um Povo das Gerais, como, às vezes, nos denominamos. Gente que diz “Uai, trem bão, aqui, coisa”… Gente que acolhe para um bom café, que senta na sala pra bater papo. Somos um povo rico em cultura e tradição. Conservadores em grande medida, tradicionais e religiosos. E é a esse povo que Jesus enviou seus discípulos para anunciar o evangelho, a experiência de amor com o Cristo Ressuscitado.

Nesses 19 anos de evangelização, muito se tem feito para alcançar o coração desse povo, marcado pela beleza da acolhida e simplicidade, mas também por feridas históricas que remontam os períodos da exploração aurífera. Quem nunca ouviu falar do mineiro desconfiado? Sim, há muitos. O campo de evangelização exige assim o trato pautado na confiança, respeito e, muitas vezes, insistência por parte daquele que anuncia o amor de Deus.

A oferta de vida de um casal

Nossa história nasce nesse contexto com a oferta de vida do casal Lúcia e Lízias e outros irmãos como Adélia, hoje missionária da Comunidade de Vida; Denice e Carla Ramos da Comunidade de Aliança, entre outros que deram início aos Amigos do Shalom, semeando, por primeiro, o Carisma em solo belorizontino.

Na sequência temporal foi feito por eles o pedido ao Bispo em exercício, Dom Serafim Fernandes de Araújo, que formaliza a petição para Fortaleza, sede do carisma, solicitando a fundação da Missão em terras mineiras. Aceito o pedido, deu-se início às atividades apostólicas, com a chegada em 08 de abril de 2001 dos primeiros missionários da Comunidade de Vida, a quem Dom Serafim confiou o trabalho de catequese no Projeto Social Lar dos Meninos São Vicente de Paula, dentro de um projeto existente que à época já atendia, aproximadamente, 3.000 crianças e jovens.

Os primeiros missionários, juntamente com os amigos do Shalom, foram responsáveis por alguns anos pela formação espiritual dessas crianças, progredindo para a evangelização dos jovens no Centro de Evangelização que nascia. Nesta época davam-se os cursos de formação, conhecidos à época, como FB, também havia grupos de oração, realização de eventos como Festa da Primavera e o primeiro Reveillon da Paz, que foi realizado nos primeiros cinco anos de fundação. A graça de Deus abundou e a obra foi crescendo ao longo dos anos exigindo a dedicação exclusiva às ações apostólicas.

O primeiro Centro de Evangelização

O primeiro Centro de Evangelização localizava-se na Rua Santa Cruz, no Barroca, e percorreu alguns lugares da cidade ao longo dos anos, com passagem também pela Savassi, região movimentada da capital, seguida de Santo Agostinho, Cidade Jardim e Av. Amazonas, onde permaneceu como Centro de Evangelização por alguns anos.

Nesta fase já se realizava o Renascer, Arraial da Paz, Vigílias de Evangelização noturna em pontos da cidade, como Vila Paris, Santa Mônica, Avenida Afonso Pena e Praça da Liberdade.  “Esses [últimos] sempre foram o nosso grande foco, evangelizamos muitas vezes lá, foi um tempo de muita graça!”, conta Carla Ramos, irmã da Aliança que iniciou com os amigos do Shalom e uniu-se aos primeiros missionários que chegaram na cidade.

Carla nos conta ainda que entre os marcos nesta trajetória do carisma estão as casas que se localizaram nos bairros Santo Agostinho e Savassi, locais onde nasceram muitas pessoas na obra, tempo marcado pela forte evangelização e ainda pela alegria do primeiro ingresso no discipulado, dela e Marilene, contando com a presença de muitos irmãos que hoje fazem parte da comunidade.

Outro marco foram as muitas ações de evangelização através de cursos no bairro Belvedere, contando com presença de vários irmãos que vinham de outros lugares colaborar com a evangelização. Foi neste local que vieram a se consagrar os primeiros: Carla na Comunidade de Aliança e Elkenson da Comunidade de Vida.

Os eventos da missão

Atualmente os eventos que se destacam na missão são o Reveillon da Paz, Renascer, Arraial da Paz, Seminários de Vida no Espírito Santo, Cursos caminho Ordo Amoris (Fio de Ouro, Curados para amar, És Precioso) e os acampamentos para jovens, como Retlazer e Virada Radical. O Projeto Artes protagoniza ações teatrais com relevante valor artístico. Os espetáculos Filhos de Deus Menino Meu e o Canto das Írias atraem muitas pessoas aos teatros sendo uma das portas de acesso ao conhecimento do carisma.

Hoje a comunidade conta com mais de 100 membros entre comunidade de vida e aliança e quase 200 pessoas na obra. Possui uma Irradiação em Betim, nascida aos 04 de fevereiro de 2015 com o primeiro grupo de oração. No início o carisma foi por eles divulgado no Rebanhão, retiro de carnaval da Renovação Carismática, e hoje também via evangelização universitária na Puc Betim.

Além desses, visitas às famílias, curso Tecendo Fio de Ouro, Seminários de Vida e evangelizações no Hallel são atividades realizadas desde os primeiros anos nos conta, Mônica, irmã da Aliança que conduz as atividades. Apostolicamente há um grupo de oração fechado na fase Kerigma, a noite de louvor e um ministério de evangelização. É uma irradiação engajada que rende graças a Deus pelos mais de cinco anos de evangelização, número de vidas alcançadas e pelos frutos vocacionais.

Como dizem nossos escritos, tal caminho não poderia ser trilhado se os primeiros e os atuais missionários não ousassem com CORAGEM, RENÚNCIA e DISPOSIÇÃO o caminho que nos foi apresentado, seguindo-o aos moldes de Francisco de Assis e Teresa Dávila, baluartes com os quais aprendemos a viver a via do abandono e da oração parada que nos conduz ao conhecimento de Deus, de nós mesmos e o acolhimento à Sua Santa Vontade.

À Missão Belo Horizonte, feliz 19 anos !


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *