Igreja

‘A Eucaristia nos faz Igreja’

comshalom

DSC04838Toda a Igreja de São Luís celebrou na última quinta-feira (19), no Estádio Nhozinho Santos, a Solenidade de Corpus Christi. “A data é, sobretudo, para refletirmos sobre o Corpo de Cristo que é o sustento da Igreja, que dá forças para todos os cristãos na caminhada de fé”, afirma Crizantonio da Conceição, coordenador de Pastoral da Arquidiocese. A festa, que é uma das datas mais importantes do calendário católico, contou com a participação de cerca de seis mil pessoas.

O evento, que teve como tema ‘A Eucaristia nos faz Igreja’, teve início às 15h, com animação da banda Anjos de Guarda, reunindo fiéis de diversas paróquias e novas comunidades, entre as quais, o Shalom, que serviu nas equipes de Comunicação e Liturgia.

Para Ricardo Santos, membro da Comunidade de Aliança Shalom, “é sempre uma grande alegria estar próximo ao Bispo, servindo-o como Corpo da Igreja, principalmente nessa festa, que celebra o centro da vida cristã.”

Após a concentração, deu-se início à Missa Solene, presidida pelo arcebispo de São Luís, dom Belisário e concelebrada por padres e diáconos, representando as mais de 50 paróquias da Arquidiocese.DSC04812

Durante a missa, dom Belisário destacou que a Eucaristia é o coração, o ponto mais alto da Igreja, realidade rica e complexa, que lembra a todos o sacrifício de Jesus na Cruz e o torna presente ao longo da história. O arcebispo agradeceu também a presença e a colaboração de todos e pediu a toda a Igreja de São Luís que siga o exemplo de Jesus e coloque pão em todas as mesas.

Seguindo o costume da festa de Corpus Christi, após a Missa foi realizada uma grande procissão luminosa, que percorreu as ruas do centro da cidade. Os fiéis seguiram a procissão entoando cantos de louvor e demonstrando o seu amor pela Eucaristia.

ImagemB-203-651x433Segundo Anderson Baldez, membro do Shalom São Luís, a festa é uma grande oportunidade de contemplar a Cristo na Santa Eucaristia. “Deus que se derrama inteiramente a nós, no Seu corpo e no Seu sangue, Cristo que se faz pequeno para nos salvar”, comentou.

Durante a caminhada, foram feitas duas paradas para oração e reflexão, nas tradicionais Igrejas de São João e do Carmo, encerrando na Catedral Metropolitana (Igreja da Sé), com a benção do Santíssimo Sacramento.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *