Shalom

Shalom Fortaleza realiza retiro para membros em preparação para votos perpétuos no celibato

O encontro ofereceu momentos de oração, reflexão e partilha (fundamentais em um bom processo de discernimento)

comshalom

No último domingo (21), a Comunidade Católica Shalom, em Fortaleza – CE, realizou o retiro inicial de preparação para os votos perpétuos no Celibato pelo Reino dos Céus. O evento foi online e contou com 22 participantes, consagradas da Comunidade de Vida e da Comunidade de Aliança. Entre eles, estiveram membros das missões de Aracaju, Belo Horizonte, Brasília e Natal.

O encontro ofereceu momentos de oração, reflexão e partilha (fundamentais em um bom processo de discernimento). Entre os temas das pregações, estiveram o maturidade do amor, a expressão do amor esponsal no estado de vida e também as reais motivações para a realização dos votos perpétuos no celibato.

De acordo com Wendel Nobre, um dos missionários responsáveis pela organização, a proposta do retiro virtual requer a sincera adesão e o real compromisso de cada consagrado, devido às circunstâncias da pandemia. Segundo Gisaneide Saldanha, celibatária de votos temporários e participante do encontro, o retiro a ajudou a perceber que a sua decisão perpétua já havia sido feita desde seu primeiro voto no celibato.

Quem são os celibatários?

São membros legítimos da Comunidade Católica Shalom e têm os mesmos direitos e deveres dos outros. Assumem o voto de castidade através da vivência da continência perfeita, abraçada voluntariamente em favor do Reino de Deus. Eles vivem uma oblação, um sacrifício de louvor agradável a Deus.

Caminho de discernimento

Após um período de discernimento, o membro da Comunidade que se sentir chamado ao celibato pode fazer o primeiro voto temporário. Após alguns anos de renovação, o celibatário é chamado a trilhar outro caminho de discernimento, desta vez para a profissão perpétua no celibato consagrado.

Retiro de discernimento de 2021

No próximo dia 18 de abril, será realizado o retiro comunitário de discernimento para o celibato, também de forma online, pela missão Shalom em Fortaleza. Quem pode participar? Membros da Comunidade de Aliança a partir do primeiro ano do discipulado e membros da Comunidade de Vida a partir do segundo ano do discipulado. A taxa de inscrição custa R$ 20,00.

Faça sua inscrição: Link para inscrição


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *