Shalom

Shalom Maceió renova seus compromissos com o Senhor

comshalom

Presente na Arquidiocese de Maceió há 15 anos, a Comunidade Católica Shalom é uma Associação Privada Internacional de Fieis formada por homens e mulheres que desejam anunciar o Evangelho neste Carisma próprio. Todos os anos a Comunidade realiza as missas de compromissos de seus membros na oitava da Páscoa como forma de expressar um de seus fundamentos que é a experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz.

Contudo, devido à quarentena ocasionada pela Covid-19, a realização dessas missas precisou ser adiada em vista de garantir a segurança de todos os participantes.

Seguindo as orientações da Arquidiocese de Maceió, que promoveu a reabertura gradual das Igrejas a partir do dia 15 de agosto, com uma série de medidas de higienização e distanciamento social, a Comunidade Católica Shalom organizou suas missas de compromisso nesta última semana (03 a 10).

Com muita alegria e gratidão, no dia 03/09 teve inicio a série de celebrações dentre as quais a primeira foi a missa de Ingresso no Discipulado. Em seguida, no dia 04/09 ocorreu a missa de Renovação das Promessas no Celibato.

Dando sequência às celebrações, a partir do dia 08/09 houve a missa das Primeiras Promessas no Celibato pelo Reino, seguida, no dia 09/09, pela Renovação das Promessas no Carisma Shalom e finalizando no dia 10/09 com as Primeiras Promessas no Carisma.

Ao longo de seu caminho vocacional o membro passa por níveis formativos sendo o primeiro deles o Postulantado, que consiste em um período de pelo menos um ano de experiência no Carisma. Em seguida inicia-se o processo formativo do membro no Discipulado, que terá no mínimo dois anos, fase na qual recebe o sinal visível de sua eleição, uma cruz em forma de tau. Passado o período de formação, o membro pode então fazer suas primeiras Promessas Temporárias no Carisma Shalom, que serão renovadas por pelo menos quatro anos até se fazer as Promessas Definitivas no Carisma.

Essas promessas são “um ato de incorporação à Comunidade e são distintas da assunção dos conselhos evangélicos por parte dos celibatários pelo Reino” (ECCSh, 16).

No Carisma Shalom estão presentes as três formas de vida (matrimônio, sacerdócio e celibato pelo Reino dos Céus), vistas como complementares e incentivadas a buscar na Santíssima Trindade “a fonte e o modelo de sua vivência e missão” (ECCSh, 59).

Para aqueles que foram chamados a corresponder à Vocação, Deus concede o caminho da Contemplação, Unidade e Evangelização. Que a oferta de vida de cada irmã(o) para Deus seja uma via fecunda de salvação, tornando-os sal e luz entre os povos e nações.

 

FELIZ ESCOLHA DE DEUS

 

“Foi um dia de muita alegria pela escolha de Deus por mim, escolha irrevogável,  árdua, de Cruz, porém feliz porque tenho plena consciência de que este é o caminho de e para a felicidade, como diz nosso fundador Moisés Azevedo, de encontro com o Altíssimo, com o amado das almas esposas. Hoje quero cantar como Davi ‘meu coração está firme, ó Deus, meu coração está firme; vou cantar e salmodiar’ (Sl 56, 8). A minha súplica a Deus hoje é: em todas as circunstâncias quero louvar, cantar a Deus as suas maravilhas, assim como fez o seu servo Davi. Me recordo do povo de Israel, um povo escolhido e conduzido por Deus, e é assim que me vejo, sendo conduzida por Deus o tempo todo. Sei de onde Deus me tirou, ‘minh’alma escapou como um pássaro do laço que lhe armara o caçador’. E posso afirmar isso todos os dias de minha vida com convicção, porque de fato foi assim: Deus me resgatou de uma vida de pecados. Me emociono ao saber que Deus me escolheu, me ama, me elege todos os instantes de minha vida, sem mérito algum meu. O seu amor me constrange, pois como Pedro o neguei e sou capaz de negá-lo ainda, mas mesmo assim Ele não desiste de mim, Ele está sempre disposto a me perdoar outra vez… Podia ficar o dia inteiro  aqui falando do AMOR de eleição de Deus por mim, mas concluo com uma frase do nosso fundador: ‘Obrigado, Senhor, por me teres escolhido.’  Shalom!!” (Carleanne Dores, Neodiscípula)

 

MISTÉRIO INESGOTÁVEL DE AMOR

 

“A consagração a Deus é um mistério, uma condição onde a eleição cala todo o medo e a impotência por meio da potencialidade da regeneração da ressurreição de Cristo, que nos molda a ele pela pobreza castidade e obediência nos permitindo viver aqui a escolha que nos conduz a eternidade. Pra mim a consagração me trouxe a compreensão de que não se esgota o mistério do amor de Deus, mas somente devo viver e corresponder a esse amor por meio da oferta total da minha vida. Foi uma experiência única, um sentimento nunca sentido antes. Só me resta louvar a Deus pelos seus feitos e reconhecer que tendo a Deus nada me falta!” (Walter Araújo, Neoconsagrado)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *