Oração, louvor, formação e muita alegria. Foi assim o Retiro Geral do Projeto Família, realizado em Teresina, no domingo da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo. Um dia especial, onde as famílias se reuniram para fazer ou renovar o seu encontro com o amor e a misericórdia de Deus.
| Leia também: Retiro do Advento: Por que adquirir?
Com o tema “Coragem de ser diferente”, o retiro propôs uma reflexão sobre os desafios e as graças de viver a fé em família, buscando uma vida configurada ao Evangelho. Pela manhã, os participantes foram conduzidos a um profundo encontro com Jesus Cristo, por meio da oração pessoal e familiar, um espaço privilegiado onde o Senhor transforma nossa vida e família.
No centro da família: Jesus
A Adoração ao Santíssimo Sacramento foi um dos momentos mais fortes do retiro, especialmente para os casais, que tiveram a oportunidade de interceder uns pelos outros em uma intensa experiência de oração. José Marques e Joara chegaram ao retiro em um momento de angústia. Ela partilhou como Deus a consolou durante a oração.
“A decisão de orarmos em conjunto ocorreu ainda na fase do namoro. A Deus consagramos nosso casamento, a construção da nossa casa, nossos projetos de trabalho e estudo. Após o casamento, entretanto, fomos deixando esse hábito de lado e, com isso, fomos nos afastando cada vez mais de Deus. O convite para o retiro surgiu em um momento de deserto, provocado por uma doença na minha mãe. Nos momentos de adoração, Deus me consolou de uma forma surpreendente. Ele me fez relembrar de muitas coisas, como os momentos de oração em casal e das conversas que eu tinha com o Zé sobre a vida à luz do Evangelho. Com isso, percebi que o Zé é a forma que Deus encontrou de me amar mais ainda aqui na terra. Ele nasceu pra ser meu marido! (Rs). Tinha que ser ele! Saímos de lá com o firme propósito de retomar nossa vida de oração e consagrar a Deus a decisão de termos um filho, para que tudo aconteça do modo d’Ele.”
Thaís e Lucas, que já trilham o Caminho da Paz em um grupo de oração para casais, também testemunharam a ação de Deus em suas vidas neste retiro.
“São momentos como este que realmente precisamos. Pude sentir Deus falando diretamente à nossa realidade familiar e saio daqui renovada”, destacou Thaís. Lucas complementou: “Durante a oração entre o casal, enquanto intercedíamos um pelo outro, senti de forma muito forte a presença do Espírito Santo. Foi uma experiência única, que me encheu de paz e renovou o nosso amor um pelo outro, pela nossa família e por Deus”.
Ver essa foto no Instagram
Coragem de ser diferente
Pela tarde, na pregação central do retiro, o missionário da Comunidade Vida e responsável pelas famílias da Obra Shalom, Francis Farias, questionou: em que fundamento desejamos construir e sustentar nossas famílias? Ele destacou que, “para ser diferente, precisamos ter atitudes novas”, e enfatizou a necessidade de “trocar o bom pelo santo”, lembrando que nem tudo o que é bom aos olhos do mundo é verdadeiramente santo.
Francis ainda alertou sobre os males que representam para família o mundanismo, relativismo, individualismo e as ideologias, que enfraquecem os valores cristãos e afastam os lares do verdadeiro propósito de Deus. “Deus não quer que você seja santo. Ele quer te santificar”.
Gratidão e expectativa para os próximos encontros
Wolder Araújo, coordenador do Projeto Família em Teresina, agradeceu a presença de todos e destacou a importância de eventos como este para a missão evangelizadora. “O retiro foi um verdadeiro presente de Deus para cada um de nós. Nossa oração é para que essas sementes de fé e amor que foram plantadas cresçam e deem frutos abundantes nas famílias”, declarou.