Notícias

Festival Halleluya em São Luís incentivou a doação de sangue no Hemomar

Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas.

comshalom

Na Semana Nacional do Doador de Sangue, o Festival Halleluya, que acontece este fim de semana na Praça Maria Aragão, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) trouxe o ônibus de coleta para aqueles que desejam doar sangue. Este é o sétimo ano de parceria com o festival.

“É a primeira vez que estou doando sangue e eu aproveitei que estava no Halleluya para realizar o meu desejo. A gente sabe que muitas pessoas precisam desse gesto”, contou a estudante Karen Marques, de 18 anos.

Para ser um doador

Para ser um doador voluntário o interessado precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos precisarão apresentar o consentimento do responsável para realizar o ato. O doador também precisa estar em boas condições de saúde e ter peso mínimo de 50 kg.

“A pessoas estão vindo, estão buscando o nosso carro para realizar a doação de sangue e isso é o motivador para o nosso trabalho. Essa semana comemoramos o dia Nacional do Doador do Doador de sangue e aqueles que não puderem realizar sua doação aqui podem buscar o Hemomar para faze-lo”, explicou a coordenadora da Coleta Externa do Hemomar, Valma Costa.

Procedimento simples e rápido

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas.

“É a segunda vez que estou doando sangue e considero um ato de caridade e quero ajudar como eu posso”, contou a estudante, Luiza Varão.

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) leva cerca de 40 minutos.

Após a coleta, a bolsa de sangue é separada em componentes sanguíneos (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma). Esses componentes são liberados para uso somente após o resultado dos exames. As unidades que apresentam reatividade sorológica são descartadas. Uma única unidade doada pode beneficiar até quatro vidas.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *