Formação

Terceira semana do Advento: É tempo de encarnar a alegria

Chegou o tempo de celebrar com alegria a vinda do nosso Salvador.

comshalom

A tradição litúrgica da Igreja chama o Terceiro Domingo do Advento de Gaudete, domingo da alegria, porque a antífona de entrada começa com o imperativo: “Alegrai-vos!”, e o texto da segunda leitura também inicia com o “Estai sempre alegres”. Essa antífona de entrada exclama: “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto!” (Fl 4, 4.5). Como expressão dessa alegria, pode-se usar, no lugar do roxo, a cor rosa, no tom conhecido como “rosa antigo”. É um roxo suavizado, que exprime a exultação pela aproximação do Santo Natal.

Alegrai-vos! Alegremo-nos! O Senhor está perto! Está próximo o Natal; está próxima a Vinda do Senhor; está próximo de nós o Salvador, Ele se faz presente nos diversos momentos da nossa existência! Ele não é um Deus distante; Ele está perto: seu nome será para sempre Emanuel, Deus-conosco!

Muitos procuram a alegria no pecado, em futilidades, e mesmo alegrando-se com coisas que valem a pena, se esquecem de que toda a alegria deste mundo é passageira. “Quanto a vós, caríssimos, alegrai-vos com tudo quanto é bom e louvável, mas colocai vossa maior e definitiva alegria no Senhor!”

Somente Nele o coração do homem repousa plenamente, somente Nele encontra-se a paz que dura mesmo em meio à tribulação mais dura, somente Nele o anseio mais profundo de nossa alma é saciado.

Por isso, que seja o Senhor o fundamento da vossa alegria, a causa última da vossa exultação!

>>> Notícias do Mundo, da Igreja e do Shalom: Acesse nosso canal do WhatsApp

Temos o direito de nos alegrar

Nós, os cristãos, temos o direito de nos alegrar, mesmo diante das dificuldades encontradas no dia a dia; temos o dever de manter a esperança, mesmo quando as possibilidades humanas fracassam; temos a oportunidade de continuar esperando, ainda quando os nossos cálculos mostram-se errados. A nossa esperança e a nossa certeza não se fundamentam em nós, em nossas possibilidades, mas Naquele que vem, Naquele que o Pai do céu nos envia. Ele é a nossa paz, Ele deve ser a causa da nossa alegria!

Isso nos recorda o Papa Francisco no documento “Evangelii Gaudium”:

“O cristão leva a alegria dentro de si, porque encontra a Deus na sua alma. Esta é a fonte da sua alegria! Não nos é difícil imaginar a Virgem Maria, nestes dias do Advento, radiante de alegria com o Filho de Deus no seu seio. A alegria do mundo é pobre e passageira. A alegria do cristão é profunda e capaz de subsistir em meio às dificuldades. Daí também a nossa preocupação quando a sociedade atual esvazia o verdadeiro sentido do Natal para se concentrar naquilo que é passageiro. A alegria cristã é compatível com a dor, com a doença, com o fracasso e com as contradições. “Eu vos darei uma alegria que ninguém vos poderá tirar” (Jo 16,22), prometeu o Senhor. Nada nem ninguém nos arrebatará essa paz gozosa se não nos separarmos da sua fonte.”

Uma alma triste está à mercê de muitas tentações

O Senhor pede que estejamos sempre alegres! Só Ele é capaz de sustentar a nossa vida. Não há tristeza que Ele não possa curar: “Não temas, mas apenas crê” (Lc 8,50), diz-nos o Senhor. Uma alma triste está à mercê de muitas tentações. Quantos pecados se têm cometido à sombra da tristeza! Por outro lado, quando a alma está alegre, abre-se para Deus, e é estímulo para os outros; quando está triste obscurece o ambiente e faz mal aos que estão à sua volta. Não deixemos que nos roubem a verdadeira alegria!

Resta-nos, então, escutar com atenção o conselho do Apóstolo: devemos estar sempre alegres em Cristo; com os olhos fixos Nele; orando sem cessar, buscando realmente ser amigo íntimo do Senhor, dando graças em todas as circunstâncias, sabendo que Ele está próximo de nós, nunca longe de nossas aflições e desafios.

“A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus”. (Papa Francisco)

“Convido todo cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de procurá-Lo dia a dia sem cessar. Não há motivo para alguém poder pensar que este convite não lhe diz respeito, já que “da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído”, Evangelii Gaudim.

Participe conosco do Retiro de Advento 2024

A cada dia, seremos conduzidos pela oração e estudo bíblico diários com o Padre Adler Trindade e homilias diárias com o Padre João Chagas. Além disso, você terá acesso a conteúdos exclusivos. Tudo isso de forma prática e acessível, direto no seu WhatsApp!

Visite nossa página especial e saiba como receber os conteúdos direto no seu WhatsApp!


Leia mais:

Conheça a oração do Akathistos e prepare seu coração para o Natal 2024

Conheça a oração do Advento ensinada pelo Papa Francisco


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *