Você já parou para pensar que todos nós, de uma forma ou de outra, carregamos feridas internas?
Elas podem estar tão escondidas que nem percebemos, mas suas consequências muitas vezes afetam nossa forma de pensar, agir e nos relacionar — seja com Deus, com o próximo ou conosco mesmos.
A necessidade de cura interior é universal, e não se trata de uma questão de fragilidade, mas de um chamado à verdadeira liberdade e paz interior.
As feridas que carregamos
Muitos dos traumas e lembranças dolorosas que acumulamos ao longo da vida permanecem em nosso inconsciente. Apesar de aparentemente esquecidos, eles continuam influenciando nossas atitudes e decisões. As consequências podem ser inúmeras:
- Explosões de humor
- Crises de depressão
- Doenças psicossomáticas
- Comportamentos destrutivos (vícios, compulsões e relacionamentos tóxicos)
Quantas vezes você já se sentiu tomado por emoções que não conseguia controlar ou até mesmo viu sua fé abalada pela dor e pela sensação de estar sozinho? Muitas pessoas se sentem tristes, inseguras, presas a culpas passadas e incapazes de acreditar no amor de Deus. Essa prisão emocional precisa ser quebrada.
Nossas expectativas, muitas vezes, são depositadas em pessoas que, assim como nós, são imperfeitas. E, quando essas expectativas não são correspondidas, surgem mágoas, rejeições e um vazio profundo. Sem perceber, vamos acumulando sentimentos de posse, ciúme e egoísmo, que desordenam nossos relacionamentos.
Mas há uma boa notícia: o homem foi criado por Deus e é somente n’Ele que encontramos a verdadeira cura e a paz que tanto buscamos.
Ver essa foto no Instagram
O Caminho para a cura
Jesus é o Senhor de nossas vidas, Aquele que carrega nossas dores (cf. Is 53,4-5). Ele é capaz de transformar nossas lembranças mais dolorosas em luz. Mas para que isso aconteça, é preciso um ato de vontade: devemos convidá-lo a curar nossas feridas.
A cura interior é um caminho de autoconhecimento e de encontro com Deus. Não à toa, os santos nos alertam sobre a importância de conhecer a si mesmo para trilhar uma vida de santidade.
Uma das formas de dar os primeiros passos para essa cura é buscar momentos de reflexão e retiros que ajudem no autoconhecimento e na reconciliação com Deus.
Os cursos do Caminho Ordo Amoris, oferecidos pela Comunidade Shalom, são instrumentos valiosos nessa caminhada. Eles ajudam a identificar raízes emocionais que precisam de cura e proporcionam uma vivência profunda com Deus, que restaura e transforma.
Se você deseja experimentar essa verdadeira libertação e se tornar uma nova criatura, como Jesus nos chama a ser, não hesite em dar o primeiro passo.
Permita-se ser amado e curado por Aquele que é a fonte de toda paz.