Igreja

Três dicas para viver bem o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Para este ano, o Santo Padre elegeu o seguinte tema: “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15).

comshalom

O II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos será no próximo domingo, dia 24. A data escolhida pelo Papa Francisco foi o quarto domingo do mês de julho em que é celebrada a festa São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus. Para este ano, o Santo Padre elegeu o seguinte tema: “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15).

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

O Pontífice motivou ainda as dioceses do mundo inteiro a realizar uma missa dedicada a esse dia especial e também animou os fiéis a visitarem os idosos que vivem sozinhos. O gesto, segundo o Pontífice, “é uma obra de misericórdia do nosso tempo”.

De acordo com a orientação da Igreja, quem visitar ou acompanhar os idosos sozinhos, nos dias que precedem ou mesmo sucedem a data, receberá indulgência plenária. A seguir, separamos algumas dicas que podem ajudar você a viver bem o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

Dicas para viver o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

1 – Deixe o celular de lado

A primeira dica é deixar o celular de lado durante a visita aos idosos. Não permite que esse momento tão especial com o seu avó ou avó ou ainda com o idoso que você vai visitar seja interrompido por uma mensagem no WhatsApp. Viva esse momento de forma inteira. 

2 – Ouça mais e fala sobre você

Ouça as histórias que a pessoa idosa deseja falar. Há idosos que necessitam ser escutados, muitas vezes, eles se sentem sozinhos sem ninguém para conversar. A sua presença pode e deve ser esse oásis de atenção para ele. É importante também falar sobre você para que a pessoa idosa possa conhecê-lo. Entretanto, priorize a escuta. 

3 – Faça alguma atividade

Não precisa ser algo muito complexo. Pode ser um jogo de dama, um bordado ou mesmo sentar ao lado da pessoa para observar rua, rezando o Santo Terço. Esse gesto simples de compartilhar algo vivenciado junto é muito importante. Você também pode rezar a oração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

Leia também | Papa Francisco fará viagem apostólica nesta semana para o Canadá


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.