O II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos será no próximo domingo, dia 24. A data escolhida pelo Papa Francisco foi o quarto domingo do mês de julho em que é celebrada a festa São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus. Para este ano, o Santo Padre elegeu o seguinte tema: “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15).
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
O Pontífice motivou ainda as dioceses do mundo inteiro a realizar uma missa dedicada a esse dia especial e também animou os fiéis a visitarem os idosos que vivem sozinhos. O gesto, segundo o Pontífice, “é uma obra de misericórdia do nosso tempo”.
De acordo com a orientação da Igreja, quem visitar ou acompanhar os idosos sozinhos, nos dias que precedem ou mesmo sucedem a data, receberá indulgência plenária. A seguir, separamos algumas dicas que podem ajudar você a viver bem o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
Dicas para viver o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
1 – Deixe o celular de lado
A primeira dica é deixar o celular de lado durante a visita aos idosos. Não permite que esse momento tão especial com o seu avó ou avó ou ainda com o idoso que você vai visitar seja interrompido por uma mensagem no WhatsApp. Viva esse momento de forma inteira.
2 – Ouça mais e fala sobre você
Ouça as histórias que a pessoa idosa deseja falar. Há idosos que necessitam ser escutados, muitas vezes, eles se sentem sozinhos sem ninguém para conversar. A sua presença pode e deve ser esse oásis de atenção para ele. É importante também falar sobre você para que a pessoa idosa possa conhecê-lo. Entretanto, priorize a escuta.
3 – Faça alguma atividade
Não precisa ser algo muito complexo. Pode ser um jogo de dama, um bordado ou mesmo sentar ao lado da pessoa para observar rua, rezando o Santo Terço. Esse gesto simples de compartilhar algo vivenciado junto é muito importante. Você também pode rezar a oração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
Leia também | Papa Francisco fará viagem apostólica nesta semana para o Canadá