De acordo com a tradição nacional, principalmente no nordeste brasileiro, o mês de junho é dedicado a vida de alguns santos: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. Em Garanhuns, esse período é marcado por uma grande festa, pois a cidade das flores tem como padroeiro Santo Antônio, e por isso tem um motivo maior para celebrar a vida desse grande santo.
Seguindo o costume dos anos anteriores, as celebrações começaram no dia 1º de junho, dando início a Trezena de Santo Antônio. São treze dias de muita festa e com uma programação especial e voltada para a ação de graças a Deus e a reflexão sobre o exemplo de vida de Santo Antônio. A abertura das festividades se deu através da Celebração da Santa Missa, presidida pelo pároco da Paróquia de Santo Antônio – Catedral de Garanhuns – Padre Sérgio Tenório, e a programação com a recitação do terço antoniano, a oração da trezena e apresentações culturais, se estendeu durante as treze noites com a presença de padres das paróquias vizinhas.
A novidade deste ano na Trezena de Santo Antônio foi o “Jesus me Aqueça”, que aconteceu no dia 08 de junho, coincidindo com o Domingo de Pentecostes. Toda alegria e animação ficou por conta da cantora Jake Trevisan, que em cima de um trio elétrico, arrastou milhares de pessoas pelas ruas de Garanhuns, deixando este dia ainda mais especial.
As comemorações continuaram, e no dia 11 de junho houve a partilha do tradicional bolo de Santo Antônio. Aproximadamente 600 pares de alianças foram espalhadas dentro do bolo e todos os presentes puderam se deliciar.
O encerramento no dia 13 de junho, dia propriamente dedicado ao Santo Padroeiro, foi realizado pelo Bispo Diocesano de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães, com uma linda procissão pelas principais vias da cidade após a Missa de encerramento, finalizando dessa forma as festividades de Santo Antônio no ano de 2014 na cidade de Garanhuns.
Santo Antônio de Pádua, rogai por nós!
Assessoria de Imprensa – Shalom Garanhuns