Mundo

Tufões nas Filipinas: Missionário partilha sobre realidade local

A Comunidade Shalom está presente no país há sete anos e essa foi a primeira vez que os missionários experimentaram de perto os efeitos da temporada de tufões

comshalom
Foto: Reprodução Youtube

Localizado no Sudeste Asiático, Filipinas sofre anualmente com a temporada de tufões, que atinge o país entre julho e dezembro. Neste ano, pela primeira vez a Missão da Comunidade Católica Shalom experimentou de perto os efeitos deste fenômeno natural. Djalma Júnior, missionário da Comunidade Vida, conta que a casa onde viviam foi inundada após um tufão em julho e eles precisaram evacuar o local.

| Leia também: Filipinas, o Carisma Shalom propaga felicidade e esperança

“No mês de julho, a nossa casa foi inundada. Precisamos ser resgatados por uma equipe de bombeiros. Tivemos que sair da nossa casa por uma questão de segurança. Foi uma grande surpresa. Somos atualmente quatro missionários e não tivemos tempo hábil para resgatar as coisas que administramos, então acabamos perdendo muita coisa: eletrodomésticos, roupas, alimentos”, conta.

Presente há sete anos no País, os missionários nunca tinham passado por uma experiência semelhante. Djalma conta que, apesar da tensão vivida, Deus os conduziu a olhar com misericórdia o sofrimento que muitas pessoas passam anualmente. Filipinas é um país pobre de população majoritariamente católica. E é das instituições católicas que provém o socorro aos desabrigados.

“Nossos irmãos mais pobres recebem já frequentemente uma assistência por parte da comunidade religiosa. Não tanto por parte do governo, mas por parte da comunidade religiosa. Na cidade em que nós estamos são mais de 130 comunidades religiosas. E a Igreja vai dando esse apoio a esses irmãos atingidos”, explica Djalma contando que também os missionários já abrigaram famílias atingidas pelos efeitos dos tufões.

Intercessão e paternidade espiritual

Diante das limitações materiais, a Missão Shalom nas Filipinas atua com força maior na intercessão e apoio espiritual à população local. “Hoje nosso papel principal nesse sentido de auxilio não é nem o auxilio material, mas o espiritual, essa força da intercessão, que nós como Comunidade Católica Shalom, essa vocação que traz a força da ressurreição, podemos apresentar ao povo. E nós vamos tendo esse retorno, através dos agradecimentos que esses irmãos vão fazendo, porque sabem que estamos rezando por eles”, conta Djalma.

Ajude a Missão Shalom nas Filipinas

Você pode ajudar a Missão da Comunidade Shalom nas Filipinas através do link Doe Shalom, usando o código MANILA1. 

Faça hoje sua doação clicando no link 
Código MANILA1

| Leia também:

Shalom Mission Trip: conheça testemunhos de missionários nas Filipinas

Shalom Filipinas: A força da nova evangelização no Extremo Oriente Asiático


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.