Mundo

Twitter: novos perfis incentivam anorexia e automutilação

comshalom

anorexia2

É a nova “moda”. Vamos chamar isso de “moda”, mas, no fundo, é um mau comportamento de adolescentes que divulgam fotos até de automutilação na internet.
 

Quem comenta o tema é a psicóloga Patricia Ramírez, na rede COPE: “São fotos reais, caseiras, que mostram como essas meninas fazem cortes nos próprios braços, pernas, e que dão dicas de como perder peso, como enganar os pais, e garantem que, se você não é capaz de suportar a dor dos cortes, é porque não é suficientemente forte para aguentar a fome”.
Os relatos e fotos são assustadores, mas acabam circulando pela internet, incitando muitas adolescentes a fazer o mesmo.

“É preciso avisar as autoridades, porque há uma clara apologia do suicídio; as meninas fazem cortes na parte interna das coxas e braços, e é preciso que os pais estejam atentos”, explica a psicóloga.

Por outro lado, o professor da Escola de Saúde Pública de Andaluzia, Joan Carles March recomenda, em primeiro lugar, denunciar este fenômeno, para tentar detê-lo, “porque são meninos e meninas, ainda que o comportamento seja maior em meninas, mas está aumentando o número de meninos, porque esta apologia de comportamento suicida, de automutilação, está se espalhando pela internet”.

“É o Twitter que decide bloquear ou não tais perfis. Mas é preciso agir, porque são comportamentos que atentam contra a saúde e chegam a pessoas frágeis, que podem acabar caindo nesta rede, o que pode ser muito prejudicial”, comenta Joan.

Os adolescentes com este tipo de comportamento precisam de ajuda profissional, de um psicólogo ou um psiquiatra. E tudo isso “nos mostra que ainternet tem coisas muito boas, mas há outras que são preocupantes, e os próprios adolescentes reconhecem isso. Mas, como sabemos, as coisas proibidas chamam mais a atenção”.

Por isso, segundo o professor, “é preciso conhecer o que os filhos estão vendo, onde estão, e também denunciar estes perfis. Mas não podemos tapar os olhos e fingir que isso não existe”.

Fonte: Cope/ Aleteia

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *