A Ucrânia determinou que esta segunda-feira, 24 de fevereiro, será um dia nacional de oração no país. A data marca o terceiro aniversário da invasão russa. Segundo o bispo auxiliar da diocese de Kiev-Zitomir, Dom Oleksandr Yazlovetskiy, a determinação do parlamento é uma forma de transformar os sentimentos do povo ucraniano, “que sempre evocará emoções negativas” diante desta data sangrenta para a história recente do país.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Para ele, a transformação em um dia nacional de oração vai permitir que este dia seja “uma expressão de gratidão a Deus, gratidão por salvar nosso país da ocupação russa e, assim, preservar nossa independência”, disse em entrevista ao Vatican News.
Oração pela paz
Ainda segundo o prelado, o dia nacional de oração também se torna uma oportunidade de suplicar a Deus “uma paz justa e rápida” e para que os soldados ucranianos “possam retornar em segurança para suas famílias”.
“Também rezaremos para que os prisioneiros sejam libertados”, enfatizou o bispo, “pelos feridos e pelos mortos — soldados e civis”.
Dom Yazlovetskiy acrescentou ainda que o dia de oração também é uma oportunidade para o diálogo entre diferentes religiões. A Rússia, disse ele, “uniu nosso povo na defesa de sua independência, e também uniu nosso povo em oração, para que eles pudessem ganhar essa independência”.