Mundo

Ucrânia realiza dia nacional de oração nesta segunda-feira, aniversário da invasão russa ao país

Decisão foi tomada pelo Parlamento para evocar sentimentos de paz diante da data sangrenta da história recente do país

comshalom
Foto: Canção Nova

A Ucrânia determinou que esta segunda-feira, 24 de fevereiro, será um dia nacional de oração no país. A data marca o terceiro aniversário da invasão russa. Segundo o bispo auxiliar da diocese de Kiev-Zitomir, Dom Oleksandr Yazlovetskiy, a determinação do parlamento é uma forma de transformar os sentimentos do povo ucraniano, “que sempre evocará emoções negativas” diante desta data sangrenta para a história recente do país.

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Para ele, a transformação em um dia nacional de oração vai permitir que este dia seja “uma expressão de gratidão a Deus, gratidão por salvar nosso país da ocupação russa e, assim, preservar nossa independência”, disse em entrevista ao Vatican News.

Oração pela paz

Ainda segundo o prelado, o dia nacional de oração também se torna uma oportunidade de suplicar a Deus “uma paz justa e rápida” e para que os soldados ucranianos “possam retornar em segurança para suas famílias”.

“Também rezaremos para que os prisioneiros sejam libertados”, enfatizou o bispo, “pelos feridos e pelos mortos — soldados e civis”.

Dom Yazlovetskiy acrescentou ainda que o dia de oração também é uma oportunidade para o diálogo entre diferentes religiões. A Rússia, disse ele, “uniu nosso povo na defesa de sua independência, e também uniu nosso povo em oração, para que eles pudessem ganhar essa independência”.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *