Igreja

Última semana do Sínodo é dedicada à aprovação do Documento Final

Os trabalhos serão encerrados no próximo domingo, 27, quando o documento será apresentado publicamente.

comshalom
Foto: Vatican News

Os trabalhos da segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade chegam ao final nesta semana. De acordo com a programação divulgada pela Santa Sé, o projeto do Documento Final será apresentado e discutido durante os próximos dias. A versão final do documento será apresentada no próximo domingo, 27.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Nesta segunda-feira, os trabalhos do sínodo começaram com um tempo de oração e retiro. Após a missa votiva ao Espírito Santo, os participantes da assembleia, na presença do Papa Francisco, ouviram as palavras do Padre Radcliffe. O dia também foi marcado pelos círculos menores.

Aprovação do documento

As intervenções no projeto do Documento Final poderão ser feitas a partir desta terça-feira, 22. O Documento Final será lido durante as atividades de sábado, 26, e sua aprovação acontece na mesma data. A programação prevê ainda um discurso do Papa Francisco, após a aprovação.

O encerramento solene da sessão acontece no domingo, 27, quando o Documento Final deverá ser apresentado em coletiva de imprensa. A Santa Missa na Basílica de São Pedro é a última atividade prevista na programação.

“Estamos prestes a embarcar em nossa última tarefa, considerar o Documento final, emendá-lo e votá-lo”, disse o Pe. Radcliffe ao início dos trabalhos na segunda-feira. De acordo com ele, “a providência de Deus está agindo suave e silenciosamente, mesmo quando as coisas parecem estar dando errado”, pois está “entrelaçada na história da nossa salvação desde o início”.

Ele advertiu que “mesmo que o resultado do Sínodo o desaponte, a providência de Deus está em ação nesta Assembleia, conduzindo-nos ao Reino por caminhos conhecidos apenas por Deus. Sua vontade para o nosso bem não pode ser frustrada”.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.