Os trabalhos da segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade chegam ao final nesta semana. De acordo com a programação divulgada pela Santa Sé, o projeto do Documento Final será apresentado e discutido durante os próximos dias. A versão final do documento será apresentada no próximo domingo, 27.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Nesta segunda-feira, os trabalhos do sínodo começaram com um tempo de oração e retiro. Após a missa votiva ao Espírito Santo, os participantes da assembleia, na presença do Papa Francisco, ouviram as palavras do Padre Radcliffe. O dia também foi marcado pelos círculos menores.
Aprovação do documento
As intervenções no projeto do Documento Final poderão ser feitas a partir desta terça-feira, 22. O Documento Final será lido durante as atividades de sábado, 26, e sua aprovação acontece na mesma data. A programação prevê ainda um discurso do Papa Francisco, após a aprovação.
O encerramento solene da sessão acontece no domingo, 27, quando o Documento Final deverá ser apresentado em coletiva de imprensa. A Santa Missa na Basílica de São Pedro é a última atividade prevista na programação.
“Estamos prestes a embarcar em nossa última tarefa, considerar o Documento final, emendá-lo e votá-lo”, disse o Pe. Radcliffe ao início dos trabalhos na segunda-feira. De acordo com ele, “a providência de Deus está agindo suave e silenciosamente, mesmo quando as coisas parecem estar dando errado”, pois está “entrelaçada na história da nossa salvação desde o início”.
Ele advertiu que “mesmo que o resultado do Sínodo o desaponte, a providência de Deus está em ação nesta Assembleia, conduzindo-nos ao Reino por caminhos conhecidos apenas por Deus. Sua vontade para o nosso bem não pode ser frustrada”.