Aconteceu no dia 23 de fevereiro de 2025, a Tomada de Posse do Pe. Leonardo Donelles como novo pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa.
A missa foi presidida por D. Alexandre Palma, Bispo Auxiliar de Lisboa, e contou com a presença da comunidade paroquial, dos membros de Vida e Aliança da Comunidade Católica Shalom, dos participantes do grupo de oração em Lisboa e de amigos.
Durante a homilia, D. Alexandre Palma fez um apelo à comunidade:
“Quem aqui se encontre convosco, encontre mais uma imagem do céu do que da terra. Peço-vos isto porque nossa cidade, sociedade, precisa desta janela aberta para o céu, onde cada um de nós encontre a possibilidade de uma vida diferente. SEJAM ESTAS JANELAS ABERTAS PARA O CÉU!”
A celebração foi marcada por um forte sentido de renovação e missão.
“Vejo o quanto Deus quer dar a nós e à Igreja de Lisboa quando o Patriarcado nos confia tão bela missão. Deus nos falava de reconstrução, de alargar as tendas para acolher uma multidão e inseri-los em Sua Glória, antes de chegarmos aqui. E hoje, claramente vemos essa promessa de Deus se cumprir. É um tempo novo de evangelização para nós, onde Jesus caminha à nossa frente como o Senhor!” – falou-nos Yara Fernanda, missionária da Comunidade de Vida Shalom em Lisboa.
A responsável local da missão da Comunidade Shalom em Lisboa, Gabriela Prado, também partilhou sobre a importância desse novo tempo:
“É uma grande responsabilidade ter uma paróquia confiada à Comunidade, mas também uma grande alegria, em podermos servir a Deus, aos homens e à Igreja, através da paróquia, no Patriarcado de Lisboa. Nós, enquanto Comunidade, nascemos para evangelizar, e estar na Paróquia é evangelizar, acolher e empenhar tempo na escuta, para que as pessoas tenham experiência com o Amor de Deus e se reconheçam amadas. As atividades que já realizamos continuarão a ser realizadas com um novo potencial, a partir do coração de Lisboa. Um novo tempo se inicia, com imensa alegria para fazermos caminhos juntos. Avante!”
O novo pároco destacou a presença de Deus ao longo de todo o processo e percebeu com profundidade a mensagem da liturgia do dia, que falava sobre misericórdia:
“Percebi que Deus deseja que esta igreja seja um oásis de misericórdia. Grande também foi a alegria de ver tantas pessoas queridas reunidas – amigos, irmãos, filhos espirituais, paroquianos –, juntos como família para testemunhar este belo momento de envio missionário.”
Por fim, Pe. Leonardo deixou uma mensagem aos paroquianos:
“O dia em que foi escrita a minha nomeação era a memória de Santos Cirilo e Metódio, padroeiros da Europa, e as leituras falavam de um novo ciclo missionário. Após servir como capelão da Fundação da JMJ Lisboa, o Senhor agora nos envia ao coração da cidade para sermos sinais de esperança para este povo tão querido. Que tenhamos o olhar fixo em Jesus! Nele encontraremos a Sabedoria do Espírito Santo para testemunhar o Amor de Deus para os outros. Somos uma família! Juntos, sejamos peregrinos de esperança neste tempo novo.”
A liturgia do dia reforçou, de forma providencial, o louvor como parte essencial da vocação e missão da Comunidade Shalom. A celebração foi marcada por gratidão e esperança, sinalizando um novo tempo para a paróquia.
Comunicação Lisboa