Igreja

“Um Papa segundo o coração de Deus e para o bem da humanidade”

Na Missa Pro eligendo Romano Pontifice, celebrada nesta manhã de 7 de maio e presidida pelo Cardeal Re, concelebraram 220 cardeais, eleitores e não eleitores, entre os quais está aquele que será escolhido como o 267º Pontífice da Igreja Católica universal.

comshalom

A Basílica de São Pedro acolheu esta manhã a celebração da Missa Pro eligendo Romano Pontifice, cujo rito foi presidido pelo Cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício. Nosso fundador Moysés Azevedo e outros membros da Comunidade Shalom participaram desta Missa histórica no dia em que terá início o Conclave que elegerá o novo Santo Padre, sucessor de São Pedro, após o Pontificado do Papa Francisco.

O mundo espera a eleição do novo Pontífice

Durante sua homilia, o Cardeal Re destacou a união, o sentido de fé, o amor ao Papa e a confiança com que todo o povo de Deus está intercedendo à espera do novo Pontífice:

“Estamos aqui para invocar o auxílio do Espírito Santo, para implorar sua luz e sua força, a fim de que seja eleito o Papa de que a Igreja e a humanidade precisam neste momento.”

Ele ainda acrescentou: “Rezar é a única atitude justa e necessária, enquanto os cardeais eleitores se preparam para um ato de máxima responsabilidade humana e eclesial, e para uma decisão de grande importância; um ato humano no qual se deve deixar de lado qualquer consideração pessoal, tendo na mente e no coração apenas o Deus de Jesus Cristo.”


Sobre a missão do novo Pontífice Romano, declarou: “Todo Papa continua a encarnar Pedro e sua missão, e assim representa Cristo na terra; ele é a rocha sobre a qual se edifica a Igreja. A eleição do novo Papa não é uma simples sucessão de pessoas, mas é sempre o apóstolo Pedro que retorna.”

Re finalizou seu discurso com uma súplica ao Senhor: “Rezemos para que Deus conceda à Igreja o Papa que melhor saiba despertar as consciências de todos e as forças morais e espirituais na sociedade atual, caracterizada por grande progresso tecnológico, mas inclinada a esquecer-se de Deus. O mundo de hoje espera muito da Igreja na defesa desses valores fundamentais, humanos e espirituais, sem os quais a convivência humana não será melhor nem trará bem às futuras gerações.”

Oração pelo Conclave

Dessa forma, e seguindo o convite do nosso fundador Moysés Azevedo a nos unirmos em oração e intercessão como Comunidade Shalom com toda a Igreja neste importante momento de graça e discernimento, indicamos a oração para interceder pelo Conclave:

Suplicamos, ó Deus, com humildade: que vossa imensa piedade conceda à Sacrossanta Igreja Romana um Pontífice; que por seu zelo por nós, possa ser agradável a Vós, que seja assíduo no Governo da Igreja para a glória e reverência do Vosso nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo, Deus, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Acompanhe ao vivo com o ComShalom:

Serviço

Cobertura do Conclave

Data: a partir de 7 de maio
LocalCanal do YouTube do Comshalom
Horário:
– Manhã – a partir das 4h30 e 11h 

Veja também | Tudo o que você precisa saber sobre o Conclave


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *