Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, em sua mensagem de Natal para este ano de 2025 manifestou que “O Natal se revela muito além de um calendário comercial. Ele é narrativa coletiva que se repete a cada ano, sem jamais perder a força de comover”.
O Prelado que no dia 15 deste mês completou dois anos de sua posse na Arquidiocese fortalezense falou da capacidade que o espírito natalino, às vezes visto como abstrato, traz de se materializar em gestos simples como “no abraço que se renova, na caridade que nos desperta para os excluídos dos ciclos de felicidade, na mesa que se abre, no silêncio que se transforma em oração”.
“O Natal é memória viva que atravessa o tempo e se atualiza a cada ano para que acolhamos no hoje da nossa história aquele que foi rejeitado pelos corações endurecidos”, continua o Dom Gregório Paixão, OSB, enfatizando que como há 2000 anos também hoje muitos continuam dizendo que “não há lugar!” para acolher a Jesus, faltando espaço para o Deus que se fez humano. No entanto, este mesmo Deus rejeitado se apresenta como o Deus que não desiste de nós. E neste “tempo marcado por incertezas, tensões e feridas ainda abertas”, o Natal é “lembrete luminoso de que a solidariedade continua capaz de transformar vidas e vencer polarizações”.
Segundo o Arcebispo que pastoreia a Comunidade Católica Shalom em sua Casa Mãe, “o Natal cria ritos de pertencimento, desacelera o ritmo exaustivo da vida e devolve sentido àquilo que é essencial. Ele manifesta em cada gesto de partilha, em cada palavra de reconciliação, em cada gesto de caridade, aquele que é o Senhor”, assim os gestos se tornam manifestação do próprio Deus.
O responsável pela Arquidiocese que reúne 30 municípios do Ceará ainda convidou a todos a, partindo do espírito do Natal, olhar para o futuro com “esperança ativa, compromisso concreto e responsabilidade comum”. Mesmo sem saber o que virá no ano que se aproxima, saber em quem se pode colocar a confiança, neste Deus que entrando na história não abandona o seu povo, mas caminha com ele. Por fim, Dom Gregório motiva a todos a viverem no cotidiano gestos que promovam a paz e renovem a experiência da esperança. Para o ano que se inicia, ele convida a cultivar um coração ainda mais acolhedor, solidário e aberto à graça que nasce em Belém.
Assista a mensagem na íntegra: