Formação

Você sabe diferenciar São João Batista de São João Evangelista?

Mas afinal, quem é quem?

comshalom
Foto | Unsplash

Hoje (24/06), celebramos São João Batista.

No entanto, muitos confundem ou acham que o São João das festas juninas é o mesmo que o Evangelista. Então, apresentamos aqui cinco diferenças do João Batista e do João Apóstolo, evangelista.

_____________

1.São João Batista era primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias, aqueles que foram prontamente visitados por Maria. São João Evangelista, era judeu da Galileia, filho do Zebedeu e irmão do São Tiago Maior, com quem era pescador. 

2. O precursor de Jesus, João Batista morava no deserto e batizava com água. João Evangelista acompanhou Pedro na preparação da última ceia, onde reclinou sua cabeça sobre o peito de Jesus, sendo batizado em Pentecostes, com todos reunidos, pelo Santo Espírito.

3. Diferentemente de todos os outros apóstolos que sofreram o martírio, São João morreu pacificamente, em Éfeso, por volta do ano cem da era cristã aos 94 anos de idade. Há contradições que antes de o imperador Domiciano exilar João, ele teria sido jogado dentro de um caldeirão de óleo fervente. Mas saiu ileso, vivo, sem nenhuma queimadura. João morreu, após muito sofrimento por todas as perseguições que sofreu durante sua vida, por pregar a Palavra de Deus. O Batista, foi degolado na cadeia a mando do rei Herodes, por um capricho, quando Jesus ainda proclamava o seu reino.

4. O Evangelista esteve ao pé da cruz com a Virgem Maria, a quem levou para sua casa como Mãe para honrá-la, servi-la e cuidá-la. O encontro de João Batista com Maria, fora ainda no ventre de sua mãe Isabel que teve o ventre estremecido com a saudação da Mãe de Deus.

5. O Apóstolo amado de Jesus, teve como mestre o próprio João Batista, cujo nome significa “Deus é propício” e celebrado pela Igreja em duas festas litúrgicas, o seu nascimento (24 de junho), algo muito especial, e seu martírio (29 de agosto). O Apóstolo é celebrado hoje, e seu nome significa, “Deus é misericordioso”.

_____________

Porém os dois possuem algo em comum, além da santidade. Ambos tinham em si uma busca incansável por Nosso Senhor Jesus Cristo e abraçaram a missão de anunciá-lo ao mundo.

Que, o Verbo feito carne que estaria por vir, anunciado por São João Batista, habite em nosso meio, sempre nos ensinando e orientando no mandamento do Senhor, “amai-vos uns aos outros”.

São João Batista, rogai por nós!

VEJA TAMBÉM

João Batista, profeta da alegria espiritual

3 ensinamentos de São João Batista

São João Batista

O martírio de São João Batista

Carmadélio: Arqueólogos encontram restos ósseos de São João Batista, em Igreja Bulgária


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.