“Nascida em meio aos jovens, a Comunidade tenha amor e dedicação especial para com eles.” (ECCSh, Preâmbulo). Assim nasce o Projeto Juventude para Jesus, o PJJ, no intuito de evangelizar e formar jovens à luz do Carisma Shalom. São 32 anos de história, que desde a origem, em 1982, o mesmo Espírito de Deus tem soprado sobre o Projeto e dirigido de forma expansiva esta obra. Para que com eficácia, poder, criatividade e ousadia da palavra de Deus, liberte e transforme os jovens sedentos de amor que caminham sem rumo atualmente.
Ronaldo Pereira foi um dos percussores dos trabalhos com a Juventude Shalom. Certa vez, ele ressaltou que o Projeto Juventude para Jesus foi uma resposta às palavras do Papa Paulo VI que dizia “a esperança da Igreja reside na juventude“. Ele afirmava que “os jovens bem formados na fé e na oração tornam-se sempre mais os apóstolos da juventude. A Igreja tem muita confiança na contribuição de vocês”. A partir daí, a juventude Shalom tornou-se protagonista na evangelização e na formação de outros jovens. Quando Moysés fala da primazia dos jovens nos Estatutos, ele está, como fundador, reconhecendo que a evangelização dos jovens é parte da graça fundante do carisma. Ou seja, é parte da graça original da Vocação.
“Os jovens não são um acidente. Os jovens estão na graça fundante. Não são um enfeite ou circunstâncias que vão passar com o tempo. A primazia dos jovens faz parte da graça fundante do Carisma Shalom.”
E assim, na inspiração de valores ligados à santidade, o Projeto ganhou uma forte intercessora, Santa Teresinha do Menino Jesus. Uma santa que desde criança, sabia que fora criada para o céu, para uma vida de santificação, e que seria preciso ofertar tudo, inclusive a própria vida, pela conversão dos povos.
A revista Escuta de 2019 mostra que “a nossa oração tem um poder extraordinário diante de Deus em favor do povo, em favor dos jovens.” Com o desafio de ser cristão na modernidade do mundo atual, busca-se uma vida baseada no evangelho, onde para alguns é um desafio diário. Mas mesmo assim, os jovens assumem o protagonismo da Nova Evangelização. Assim, as ações criaram expressão e o PJJ precisou se adaptar com muita criatividade, para uma comunicação acessível e marca forte presença nas redes sociais.
O PJJ é formado pelo jovens JHOW. Jovens de outro mundo. Que buscam o Céu vivendo na terra. São os sujeitos que escolhem a Santidade e a Radicalidade. São jovens Shalom. Eis a identidade dos jovens Shalom: a santidade.
Aglomeração online
Neste ano, para festejar o aniversário do PJJ, a Assessoria Jovem preparou um encontro de celebração para o próximo sábado (22), a partir das 21 horas, no YouTube da Comunidade Shalom. Bertrand Wadi, assessor jovem da Comunidade, já adiantou que haverá muita música, momentos de oração e louvor, o resultado do Concurso de Aniversário do PJJ, e claro, uma supressa para a Juventude Shalom.
Leia mais: