Institucional

Padre polonês em missão na Ilha do Marajó

comshalom

visita-do-padre-roman-a-chaves-87De 7 a 10 de dezembro de 2014, a Comunidade Católica Shalom da missão de Chaves, Pará, recebeu uma visita muito especial. Durante esses dias,  tivemos a oportunidade de acolher em nossa casa o padre Roman, polonês, residente em Israel. Pela primeira vez no Brasil, ele participou do retiro dos sacerdotes em Fortaleza, promovido pela Comunidade Shalom, em seguida viajou para Macapá, com o objetivo de realizar um sonho: conhecer o Marajó e navegar nas águas do rio Amazonas.

Segundo Edicley, jovem tradutor que acompanhou padre Roman durante toda a sua viagem a Chaves, o que mais impressionou o sacerdote foi contemplar a extensão do rio. Ele afirmava que “nunca tinha visto tanta água”, enquanto registrava tudo com a sua máquina fotográfica.

Ambos saíram de Macapá na madrugada do domingo e chegaram a Chaves às 10h da manhã. Para quem nunca havia viajado de barco, ele se saiu muito bem. Ao chegar, trocou o descanso por um breve passeio na cidade e uma volta na praia, assim deu para conhecer um pouco e se preparar para a grande aventura que era conhecer uma das comunidades do interior do município.

A noite de sono foi interrompida por que precisavam ser fiéis ao horário da maré, por isso saíram por volta de 3h30 da segunda–feira, com destino a Vila do Arapixí e Vila Moraes. O desejo de evangelizar e de encontrar com todos aqueles que os aguardavam era tão grande que tudo se transformou em uma grande festa.

Deitados em redes, em um barco de madeira, pilotado pelos experientes comandantes Leydson e Gabriel, chegaram a Vila do Arapixi por volta de 9h da manhã. Foram recebidos com fogos de artifícios (costume local avisando aos moradores da chegada do padre) e pelos líderes da comunidade. Após o café da manhã, organizaram a programação do dia, que seria composta por formação para adolescentes e jovens, atividades para as crianças, visitas aos enfermos e celebração da Santa Missa às 17h.

Após o jantar, dirigiram-se para o barco e se deslocaram para Vila Moraes, onde chegaram por volta de 7h da manhã da terça-feira. Deram continuidade ao trabalho de evangelização, através de formação e visitas às casas. Caminhando sobre pontes de madeira e entre açaizeiros, padre Roman, iniciou um pouco inseguro, mas em pouco tempo já se deslocava com bastante tranquilidade que surpreendia a todos.

Apesar de não dominar bem o português, a sua alegria e simplicidade logo conquistou a todos, de crianças a idosos. Devido ao horário da maré, tiveram de partir as 11h e todos perceberam claramente como a experiência com aquele povo pobre e acolhedor havia marcado o coração do visitante.

Na volta, foram surpreendidos com uma forte maresia (ondas forte agitadas pelos ventos) até chegarem a Chaves às 15h, cansados, mas muito felizes por tudo o que haviam vivido naqueles dois dias de missão.

Às 19h, ele presidiu a Santa Missa com a ajuda do tradutor. Depois, teve um momento de convivência com alguns jovens que o cercaram e “bombardearam” com todos os tipos de perguntas.

Na quarta feira, após a missa celebrada na capela da casa comunitária do Shalom em Chaves e do café da manhã, chegou o momento da despedida. Padre Roman teria que pegar o avião monomotor com destino a Belém para retornar à sua Paróquia, em Israel, onde reside há mais de dez anos.

Foram dias inesquecíveis. Os missionários da Comunidade Shalom e as famílias das localidades ribeirinhas foram edificadas pelo testemunho e pela simplicidade de um sacerdote que transbordava a alegria da sua oferta a Deus e à Igreja.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.