Institucional

Páscoa de Ronaldo Pereira: padre Daniel Ange prega no Shalom de Toulon

comshalom

padre_bannerNa Europa não se comemora o carnaval como no Brasil. Mas para os membros da Comunidade Shalom na França vai haver, sim, festa. O último dia de carnaval, 17, coincide com uma data muito especial para o Shalom: os 20 anos da morte do jovem Ronaldo Pereira, primeiro membro da Comunidade a partir para a eternidade. Para celebrar a data, a Missão de Toulon receberá em 14 e 15 de fevereiro o padre Daniel Ange, fundador da escola de evangelização Jeneusse-Lumière e escritor. Ele pregará aos jovens e às famílias sobre “Como proteger o Amor”.

Padre Daniel conheceu Ronaldo Pereira em 1993, na França. Tornaram-se amigos. A convite do missionário, o sacerdote foi o pregador do primeiro Fórum Carismático Shalom, realizado no ano seguinte, em Fortaleza. Foi do padre Daniel Ange que Ronaldo ganhou o ícone de Nossa Senhora Porta do Céu, fato que deu origem à veneração mariana com esse título na Comunidade. Em 1995, Ronaldo faleceu, aos 24 anos, em acidente de carro, ao retornar de uma missão em Natal (RN).

Segundo o responsável local do Shalom em Toulon, Daniel Ramos, o objetivo do evento é responder à sede dos jovens de como viver o verdadeiro Amor e às famílias cristãs que desejam permanecer fiéis ao Senhor diante da mentalidade do mundo.

E quanto à data, que se aproxima do dia em que se completam 20 anos da morte de Ronaldo, Daniel afirma: “Para os jovens franceses, o testemunho do Ronaldo mostra a urgência de se dar totalmente a Deus assim que se percebe esse chamado. Quando Deus chama, o sim deve ser imediato, e assim a felicidade acompanha esse ‘sim’, mesmo com as cruzes”.

A Comunidade Shalom chegou a Toulon em julho de 2002, a convite do bispo dom Dominique Rey. Foi fundada por cinco missionários. Hoje, conta com 50 pessoas, em média, que frequentam as atividades do Centro de Evangelização, que tem foco no primeiro anúncio do Amor de Deus (kerigma).

Segundo Daniel Ramos, o povo francês tem muita resistência a todo tipo de religião, devido às feridas históricas e atuais. “Mas à medida que nos conhecem, vão percebendo que a fé não é somente fruto de uma Tradição, mas vem de uma experiência forte com Jesus. A Igreja tenta ir aos poucos abraçando a Nova Evangelização, mas o processo é lento”, afirma.

Como graça de Deus, a vida fraterna é um fruto da missão em terreno árido. “O fruto que colhemos é a alegria de sermos totalmente de Deus. Evangelizamos por amor a Jesus e por amor ao povo, mesmo quando o povo é tão ferido que se desarma e entrega lentamente. Experimentamos a alegria de cada ovelha que se converte. Aqui 99 ovelhas estão desgarradas, não somente uma, como na parábola. Mas a vitória de Deus é certa”, afirma.

Confira a programação:
Sábado (14)
10h- Louvor
10h30- Pregação de Daniel Ange “Como proteger o Amor?”, sobre a castidade
11h45- Momento de adoração
12h30- pausa
15h- Louvor
15h30- pregação de Daniel Ange “Como proteger a vida?”
16h45- Momento de adoração
18h- Missa em ação de graças pelos 20 anos de vida eterna de Ronaldo Pereira
Domingo (15)
10h- Missa de domingo
11h30- Pregação de Daniel Ange: “Como os cristãos devem defender a verdade do Evangelho no mundo contemporâneo: como salvar a vida?”
13h- Intevervalo
15h- Louvor
15H15- Pregação: Como defender a família?

Emanuele Sales

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.