O Projeto Shalom Amigo dos Pobres nasceu em Fortaleza (CE), em abril de 2020, como uma resposta de amor, socorro e evangelização às pessoas em situação de rua no tempo da pandemia. Com mais de um ano de Projeto, hoje, já se encontra em outras 30 cidades brasileiras e outros 6 países.
Segue relato de uma Amiga dos Pobres:
“O tempo passa e já podemos colher – e colhemos – muitos frutos. Frutos que nos alegram e nos fazem desejar mais. O Projeto Shalom Amigo dos Pobres faz um ano e somos tomados de grande emoção. Ao falar desta grande obra de Deus, imediatamente vemos os semblantes daqueles que se apresentam em nossas Casas, às vezes abatidos, fazendo-nos descobrir a nossa missão: estar perto, mesmo na distância. Imagine, por exemplo, chegar cansado após uma noite mal dormida na rua, por conta do medo, da fome e da falta de assistência, e poder ser recebido com um sorriso, tomar um banho e usar um sabonete – fruto da sua doação! -, enxugar-se com uma toalha limpa, vestir uma roupa nova, alimentar-se e ver-se revestido também (principalmente) de dignidade…
Às vezes, penso que São Francisco de Assis caminha por este lugar. Ele que é para nós inspiração e intercessão. Seu testemunho nos ajuda a avançar ainda mais.”
Neste exato momento em que escrevo, vivemos um desafio: encontramos na rua um amigo necessitado, desnutrido, completamente debilitado, a ponto de não conseguir ficar em pé. Sim, ousamos chamá-lo de amigo, pois embora apenas agora o conheçamos, já sabemos seu nome e sua história. A palavra de Deus responde por nós: “Ama o teu próximo como eu te amei”; e ainda mais: “tudo o que fizestes a estes pequeninos, foi a mim que o fizeste”. Se este é o mandato da Palavra de Deus, como não o exprimi-lo de todo o coração a partir desta amizade?
Jesus, neste amigo, pede ajuda. Arregimentamos forças e nos unimos a outros voluntários, missionários, profissionais de todos os tipos. Pessoas dispostas a amar, socorrer e evangelizar conosco. Nada, nada podemos fazer sozinhos.
Após os esforços, resta-nos ainda, com joelhos no chão, clamar ao Pai das Misericórdias que salve este filho (e outros tantos!), para que através de todo o amor dispensado a ele, seja curado, volte a sorrir e quem sabe retorne a andar com suas próprias pernas, tornando-se um voluntário para socorrer a outros.
Na verdade, a partir da vida de cada um desses nossos amigos, podemos, após um dia intenso de ação, oração, amor, socorro e evangelização, compreender: somos mais ajudados, amados e socorridos do que o contrário.
Isto, tudo isto, é Shalom Amigo dos Pobres. “
_
Alcance no último ano (Dados até o dia 23.04.2021, referentes ao Shalom Amigo dos Pobres Fortaleza)
Refeições distribuídas: 102.247
Banhos: 10.256
Cestas Básicas distribuídas: 6.075
Atendimentos de Saúde: 1.144
Orientações Sociais: 2.001
Encaminhamentos para Comunidades Terapêuticas: 250
+300 testes de COVID-19 realizados em pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.
Leia mais: