Shalom

Shalom Amigo dos Pobres, uma resposta de amor para os mais necessitados

No início, era um projeto para evangelizar os que viviam em situação de rua em Fortaleza; hoje, já está presente em mais de 30 cidades brasileiras, além de outros 6 países. Através do projeto, podemos notar o socorro de Deus durante a pandemia.

comshalom

O Projeto Shalom Amigo dos Pobres nasceu em Fortaleza (CE), em abril de 2020, como uma resposta de amor, socorro e evangelização às pessoas em situação de rua no tempo da pandemia. Com mais de um ano de Projeto, hoje, já se encontra em outras 30 cidades brasileiras e outros 6 países. 

Segue relato de uma Amiga dos Pobres:

“O tempo passa e já podemos colher – e colhemos – muitos frutos. Frutos que nos alegram e nos fazem desejar mais. O Projeto Shalom Amigo dos Pobres faz um ano e somos tomados de grande emoção. Ao falar desta grande obra de Deus, imediatamente vemos os semblantes daqueles que se apresentam em nossas Casas, às vezes abatidos, fazendo-nos descobrir a nossa missão: estar perto, mesmo na distância. Imagine, por exemplo, chegar cansado após uma noite mal dormida na rua, por conta do medo, da fome e da falta de assistência, e poder ser recebido com um sorriso, tomar um banho e usar um sabonete – fruto da sua doação! -, enxugar-se com uma toalha limpa, vestir uma roupa nova, alimentar-se e ver-se revestido também (principalmente) de dignidade…

Às vezes, penso que São Francisco de Assis caminha por este lugar. Ele que é para nós inspiração e intercessão. Seu testemunho nos ajuda a avançar ainda mais.”

Neste exato momento em que escrevo, vivemos um desafio: encontramos na rua um amigo necessitado, desnutrido, completamente debilitado, a ponto de não conseguir ficar em pé. Sim, ousamos chamá-lo de amigo, pois embora apenas agora o conheçamos, já sabemos seu nome e sua história. A palavra de Deus responde por nós: “Ama o teu próximo como eu te amei”; e ainda mais: “tudo o que fizestes a estes pequeninos, foi a mim que o fizeste”. Se este é o mandato da Palavra de Deus, como não o exprimi-lo de todo o coração a partir desta amizade? 

Jesus, neste amigo, pede ajuda. Arregimentamos forças e nos unimos a outros voluntários, missionários, profissionais de todos os tipos. Pessoas dispostas a amar, socorrer e evangelizar conosco. Nada, nada podemos fazer sozinhos.

Após os esforços, resta-nos ainda, com joelhos no chão, clamar ao Pai das Misericórdias que salve este filho (e outros tantos!), para que através de todo o amor dispensado a ele, seja curado, volte a sorrir e quem sabe retorne a andar com suas próprias pernas, tornando-se um voluntário para socorrer a outros.

Na verdade, a partir da vida de cada um desses nossos amigos, podemos, após um dia intenso de ação, oração, amor, socorro e evangelização, compreender: somos mais ajudados, amados e socorridos do que o contrário.

Isto, tudo isto, é Shalom Amigo dos Pobres. “

_

Alcance no último ano (Dados até o dia 23.04.2021, referentes ao Shalom Amigo dos Pobres Fortaleza)

Refeições distribuídas: 102.247

Banhos: 10.256

Cestas Básicas distribuídas: 6.075

Atendimentos de Saúde: 1.144

Orientações Sociais: 2.001

Encaminhamentos para Comunidades Terapêuticas: 250

+300 testes de COVID-19 realizados em pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

Leia mais:

Shalom Amigo dos Pobres completa 1 ano

Seja um voluntário


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *