Não ter o que se quer é uma situação que incomoda. No entanto, não ter o que precisa é uma situação que dá agonia. Essa é a realidade de muitas crianças africanas que perderam o direito de sonhar com um futuro melhor. No twitter, Papa Francisco comentou esse assunto.
“Como adultos não podemos roubar às crianças a capacidade de sonhar. Procuremos favorecer um contexto de esperança, onde os seus sonhos cresçam e se compartilhem: um sonho compartilhado abre o caminho para um novo modo de viver #NOChildLabourDa”
Cerca de 152 milhões de crianças e adolescentes no mundo, entre 5 e 17 anos, são vítimas de exploração no trabalho. Só na África os números mostram que 1 criança a cada 5 é explorada. Entre 2008 e 2012, o trabalho infantil diminuiu apenas 1%. A situação é crítica. Contudo, em meio aos desafios da região, algumas ações de voluntários e da própria Igreja Católica se destacam na intenção de dar esperança para os pequeninos do continente.
Entre essas ações, está o Projeto Criança da missão da Comunidade Católica Shalom em Maputo, Moçambique. Sônia Maria da Silva, consagrada da Comunidade de Vida e celibatária, é responsável pelo projeto que tem oferecido uma experiência nova aos jovens participantes.
“Para mim, falar das crianças aqui da África é falar do amor de Deus, da misericórdia de Deus, da providência de Deus. Quando eu cheguei aqui não conhecia nada, mas com o passar do tempo eu fui tendo o contato com as crianças e eu fui me encantando com cada uma delas”
Sônia tem a oportunidade de conhecer a situação familiar e os desejos do coração de cada uma das crianças. Periodicamente, a consagrada organiza na missão a Festa do Espírito Santo – um Seminário de Vida no Espírito Santo adaptado para as crianças. “Elas têm um experiência muito forte com o amor de Deus, é impressionante ver elas cantando as músicas da Comunidade e ver que o Carisma é mundial”.
Segundo a missionária, as crianças africanas a completam, pois é a partir delas que Sônia vai percebendo aguçar em si a maternidade espiritual, vai percebendo também o amor que Deus tem por cada uma e a pureza que elas trazem. “Eu nunca imaginei estar aqui [na África], mas o Senhor me chamou e eu sou muito feliz”.
Seja voluntário
Tendo como principal objetivo amparar os necessitados, o Programa de Voluntariado Shalom, da Assessoria de Promoção Humana, lança três editais para expedições missionárias em Chaves – PA em 2020. As ações estão programadas para acontecer em fevereiro, julho e outubro. São mais de 70 vagas ao todo.
Programa de Voluntariado Shalom lança editais para Chaves 2020