Meditar sobre a oração da Virgem Maria nos leva a um itinerário simples e seguro até Deus, cada reflexão haverá de nos propor algo que devemos fazer, e não somente aprender. Nossa Senhora é uma maravilhosa carta escrita pelo Espírito de Deus.
Toda a vida da Virgem Maria foi uma perfeita e contínua oração. Ela sempre foi amiga de Deus e O amava de todo o coração, com todas as suas forças, e esse amor dilatava seu coração tornando-o apto para acolher, em medida cada vez mais abundante a Santa Vontade de Deus.
Maria é invocada pela Igreja como a “Mãe do puro amor”. Esse amor de Maria a Deus era um amor de forma filial e esponsal. O que fazia com que seu relacionamento com Deus e sua oração acontecesse como filha e esposa de Deus. Assim deve ser também o nosso relacionamento com Deus, de forma filial e esponsal.
As características da oração de Maria
A oração da Virgem Maria, era um contínuo e devoto impulso do coração para aquele que invocava. Da mesma forma que o mar não se cansa de lançar suas ondas, umas altas, outras baixas, em direção à praia, assim nesta oração a alma não se cansa de lançar seu pensamento e o impulso do seu coração em direção a Deus. É como nos diz o Cântico dos cânticos: “Eu durmo, mas o meu coração vela” (Ct 5,2).
Outra forte característica da oração dela é a perseverança que indica uma ação firme, insistente, ocupar-se com assiduidade e constância em algo, pedir frequentemente, não parar de pedir, não parar de esperar, nunca se dá por vencido. Significa não se dar repouso, nem o dar a Deus. O não atender logo nós crescemos na fé e ajuda-nos a pedir melhor. Lembrando que sempre devemos pedir coisas boas.
Leia| Como perseverar na oração?
Nossa Senhora reconhecia que era filha de Deus, então sua oração revelava sua confiança plena em seu Pai. Ela sabe que o Pai é aquele que cuida de seus filhos, que seu Pai é cheio de bondade, de misericórdia e de amor. Desta forma, a oração filial de Maria é feita de obediência e se expressa em obediência aos mandamentos de Deus. Ela escutava a voz de Deus e essa voz não parava nela, mas se concretizava na sua vida. Maria rezava para escutar a vontade de Deus e cumpri-la. Se queremos amar a Deus comecemos a cumprir seus mandamentos.
Oração esponsal
Deus escolheu Maria e ela escolheu a Deus como seu Deus, como seu único Senhor, então, a oração que brota de sua alma é uma oração que procede do amor esponsal, que é um amor de escolha. Nós não escolhemos nossos pais, mas nós escolhemos o nosso esposo ou nossa esposa. A oração esponsal é uma oração feita com amor esponsal que significa escolher a Deus sempre novamente como nosso Deus, nosso tudo, renunciando se for preciso também a nós mesmos para possui-lo.
Veja|Existe um segredo para mergulhar na vida de oração?
Maria está sempre atenta à vontade do Pai, em agradar ao Pai, em satisfazê-lo em tudo. E simultaneamente está também atenta aos seus filhos, porque seus filhos são filhos de Deus e Deus os ama, os quer, cuida deles, acima de todas as coisas criadas. Por isso, ela intercede em favor de outro e do grande Outro; torna-se ponte entre Deus e a humanidade. A oração de intercessão de Maria é a expressão da comunhão dos santos.
Ela intercedeu nas bodas de Caná, pelas necessidades de um banquete de núpcias, sinal do baquete final da nossa vida com Deus. Maria se coloca atenta a vontade de Deus e as necessidades dos homens permanentemente. Ela conhece a vontade de Deus e ao mesmo tempo, as necessidades do povo. Esquece de si para olhar para Deus e olhar para os homens, filhos de Deus.
Leia também:
Como ser fiel a minha vida de oração?
Serviço
Escola de líderes latino-americana 2022
Quando: 22, 23, 29 e 30 de janeiro de 2022
Germana Perdigão
Consagrada na Comunidade de Aliança Shalom