Shalom

Podcast: Como ser perseverante na oração?

Toda segunda-feira você poderá acompanhar um novo episódio de “Na oração” com Carmadélio Souza. Quando nós abraçamos a realidade de que fomos criados para um relacionamento com Deus, temos que encarar um aspecto importante dentro dessa realidade: viver e perseverar em oração.

comshalom

No primeiro episódio da série  “Na oração”, Carmadélio Sousa, responsável pela Escola de Líderes 2022 dá dicas sobre a busca pela perseverança na vida orante. A cada semana um novo episódio será disponibilizado. Não perca!

Segundo o dicionário, perseverar é dar continuidade a uma ação após intenso esforço, perseverar significa continuar firme e constante no propósito em alcançar um objetivo iniciado, por mais adversas que possam ser as circunstâncias e o tempo necessário para que isso ocorra.

Certo, Firme e constante no propósito relacionado a algo ou a alguém?  No caso da perseverança na oração a resposta a essa pergunta é crucial, porque toca no nosso entendimento sobre o que é orar

O que você entende por oração? 

Para nós, Comunidade Católica Shalom, a melhor definição de oração é exatamente aquela que a define como uma relação pessoal de amor com aquele que nos amou primeiro, o encontro de duas liberdades, a divina e a humana, no amor.

Se eu entendo oração “apenas” como uma obrigação religiosa, tenderei a me relacionar com Deus como se ele fosse uma ideia ou um sistema de crenças, me relacionarei com ele de forma legalista, pela lei, pela obrigação. 

Não que não haja obrigação no amor. Há! O amor verdadeiro nos tira de nossas zonas de conforto e “tira pedaço”, mas é uma obrigação que surge e é sustentada a partir de um sentido e de um propósito, e não apenas “porque tem que ser”.

Escute o segundo episódio de “Na oração”:

Se entendo oração como um relacionamento de amor entre duas liberdades, eu preciso conhecer o Pai do céu e me deixar conhecer por ele para que surja entre nós esse relacionamento oracional que vai ‘exigir’ de mim fidelidade e, voilà, perseverança!

Esse conhecimento vai além do intelectual, precisa ser “experiencial”. Esse Pai a quem recorremos na oração é um ser pessoal que deseja se revelar a nós e que nos atrai para a comunhão com ele. Ele não se esconde de nós!

“Quem tem um porque enfrenta qualquer como” Vitor Frankl

A perseverança, portanto, tem a ver com o sentido e importância que eu dou ao ‘objeto’ de minha fidelidade, no nosso caso, a nosso relacionamento de amor com Deus, sendo capaz de – por amor a Ele- superar obstáculos e inconstâncias da vida.

Nós vamos orar!

Vamos orar não tendo por base nossa disposição pessoal, que muda de acordo com as circunstâncias ou do tempo, nem nossos sentimentos, nem nosso senso de valor ou mérito pessoal, como se fossemos dignos de tão alta amizade! Não! Vamos orar porque o amamos e não precisamos julgar nossa oração a partir de nossos critérios de “resultados mensuráveis” “porque quem ama não sabe calcular”, afirmou Santa Teresina do Menino Jesus.

Não oramos porque queremos algo de Deus, mas porque queremos o próprio Deus!

Uma coisa pedi ao Senhor; é o que eu procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.” – Salmos 27, 4

Escola de líderes 2021

Não fique de fora da próxima Escola de Líderes, o tema central é “Oração ,um trato de amizade com Deus“. com formações baseadas no itinerário oracional de Santa Teresa De Ávila. A Escola vai abordar a amizade com Deus e a oração como relação pessoal, à luz do magistério oracional de Teresa, Santo Agostinho e do Catecismo da Igreja Católica.

As inscrições já estão abertas com um valor promocional de lançamento que irá até o final do mês de novembro, em dezembro será outro valor. Você pode conhecer melhor sobre os pregadores e já se inscrever para a Escola de Líderes Shalom [CLICANDO AQUI].

Serviço

Escola de líderes latino-americana 2022

Quando: 22, 23, 29 e 30 de janeiro de 2022

Participe do grupo no Telegram

Site: escoladelideresshalom.com

Carmadélio Sousa


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *