Notícias

Campanha da Fraternidade 2020 tem como objetivo o combate à indiferença

Conheça a Campanha da Fraternidade de 2020, que ressalta a importância do compromisso com a vida.

comshalom

Papa Francisco e Santa Dulce dos Pobres. O que os dois têm em comum?

Eles são exemplos de personalidades maduras que deixam ecoar no mundo o combate à indiferença. Por esse motivo, os dois inspiraram a Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é Fraternidade e Vida: dom e compromisso.

A Campanha, promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), terá como objetivo em 2020 o combate à “cultura do descartável”, que permeia a sociedade em tempos de relações líquidas, superficiais e, por vezes, egoístas.

“Que a Quaresma e a Campanha da Fraternidade, inseparavelmente vividas, sejam para todo o Brasil um tempo em que se fortaleça o valor da vida, como dom e compromisso” (Papa Francisco aos brasileiros por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade)

O texto base da Campanha ressalta, à luz da palavra de Deus, “o sentido da vida como dom e compromisso”, que devem levar as pessoas à compaixão mútua, capaz de enxergar as dores de cada ser humano e retirá-lo dos seus  abismos existenciais.

O Lema, “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, foi retirado das Sagradas Escrituras e reforça a importância do zelo para aqueles que sofres ao nosso lado, seja na esfera familiar, no trabalho, ou mesmo nas ruas, marginalizados nos grandes centros urbanos.

O mal da indiferença, segundo a proposta da Campanha, será vencido pela cultura do encontro, por  “relações mais humanas”, que devem ser permeadas por ternura e compaixão, pela defesa da vida (da fecundação ao fim natural), pelo cuidado com as pessoas que estão em condições de vida que as expõem à situações de vulnerabilidade e pelo cuidado com o planeta.

Durante o período da Quaresma, a Igreja no Brasil tratará de temas que vão possibilitar aos cristãos uma profunda reflexão relacionada ao valor da vida.

As situações de vulnerabilidade social que existem hoje no país também serão assunto constante da Campanha, que deseja gerar no coração de cada brasileiro um profundo sentimento de responsabilidade com quem vive ao seu redor, com motivações concretas de cuidado mútuo.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *