Formação

Carlo Acutis: O jovem que descobriu o segredo da Divina Providência

Carlo entendeu ainda jovem que há mais alegria em dar do que em receber.

comshalom

Alguns nomes entram para a história, outros entram para o céu e nos ensinam a beleza de ofertar a juventude por amor a Deus e aos homens. Assim foi Carlo Acutis, o anjo da juventude.

Ele encontrou na Eucaristia, no rosário e na Missa o seu melhor amigo, Jesus. Pelo Cristo foi inflamado com um grande desejo de cuidar dos pobres e de compartilhar com o mundo, através da internet, o amor à Eucaristia. Podemos dizer que Carlo Acutis foi atraído pela pobreza, visto que tinha como santo de devoção São Francisco de Assis. Como dizem os Escritos da Comunidade Católica Shalom, a pobreza nos atrai e temos sede de ser pobres, a exemplo dos grandes Santos, “parece até que ela nos completa, e nos sentimos felizes com o desejo de vivê-la”.

O segredo revelado

Atraído pela pobreza, Carlo descobriu o segredo da palavras de Jesus ditas ao jovem rico: “Vai, vende o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me” (Marcos 10, 21). Porém, ao contrário do jovem que saiu entristecido, Carlo fez uma total entrega de sua vida aos cuidados do Pai e da Divina Providência, em um caminho de e para a felicidade.

É interessante observar como ele colocava tudo em comum com os seus irmãos. O dinheiro da sua mesada era destinado aos pobres, além disso não gostava de ganhar sapatos, considerava um par o suficiente. Certa vez, entregou este seu único par a um morador de rua que, no frio, não tinha como aquecer os pés, e voltou para casa descalço. Os seus pais ficavam surpresos.

Carlo Acutis e a Divina Providência

Carlo Acutis faleceu de uma grave doença, a leucemia, com apenas 15 anos. Contudo, sua primazia a Deus, a sua partilha de bens e a sua oferta de vida são exemplos vivos a serem encarnados nos corações, principalmente nos dos jovens. Como nos ensina o livro O Segredo da Divina Providência, escrito por Emmir Nogueira e Leandro Formolo, da Comunidade Shalom, “Como seria bom se o Senhor nos libertasse da hiper-preocupação com nós próprios, da autorreferencialidade, da confiança exagerada em nós mesmos, da centralização dos nossos problemas! Poderíamos, então, nos dedicar a cuidar de quem precisa”.

Assim fez Carlo Acutis, que descobriu e viveu o segredo da Divina Providênica. Vale a pena conhecer esse mistério e aderir a ele: confiar na paternidade de Deus é uma via segura, que não nos deixa na mão.

A Comunidade Shalom vive da partilha de bens

Faça você também a sua partilha! O Benfeitor da Paz é um canal da Divina Providência. Centenas de homens e mulheres ao redor do mundo inteiro, através de uma doação mensal, ajudam a manter as ações evangelizadoras da Comunidade Católica Shalom. Ser um doador transforma vidas e faz com que a mensagem de Cristo seja disseminada aos confins da terra.

Clique [AQUI] e faça a sua doação!

Leia também

Heróis da Fé: Conheça Carlo Acutis, o ciberapóstolo da Eucaristia


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *