Notícias

Carlo e uma Comunidade Eucarística

O segundo conselho de Carlo para sermos santos se referia ao que ele chamou de sua autoestrada para o céu, que é a Eucaristia: “Procure ir à Santa Missa todos os dias e tome a Sagrada Comunhão”.

comshalom

A Eucaristia, de fato, é o centro da Igreja e precisa ser o cume e a fonte da vida de todo cristão, pois é o próprio corpo, sangue, alma e divindade de Jesus, oferecido a nós como alimento de vida eterna. Por isso, devemos amar a Eucaristia e estar sempre preparados para recebê-la em comunhão com os demais fiéis, afinal, Cristo deseja habitar em nosso coração, então, esta casa, mesmo em sua simplicidade e pobreza, deve estar bem arrumada para acolher um hóspede tão importante.

Este amor pela Eucaristia e o desejo de transmiti-lo ao maior número de pessoas possível, foi a inspiração para que Carlo idealizasse uma rica exposição digital sobre os milagres eucarísticos que conseguiu catalogar em quase cinco anos de pesquisas, que pode ser visitada através do endereço:  www.miracolieucaristici.org/pr/Liste/mostra.html.

Primeira Eucaristia

Carlo recebeu a primeira Eucaristia quando tinha sete anos, depois de insistir muito com os seus pais, pois ainda não tinha atingido a idade ordinária para tomar este Sacramento, entretanto, o bispo local, vendo que seu desejo era sincero e que já possuía maturidade suficiente para compreender o que é a Sagrada Comunhão, deu-lhe uma autorização especial para que comungasse pela primeira vez, desde que o fizesse em um local recolhido e propício à oração. 

Desde então, o amor pela Eucaristia arrastou Carlo a um mergulho profundo na fé, como disse sua mãe, Antonia Salzano: Acredito que ele recebeu graças especiais. Ele não falou muito sobre isso, mas me disse que quando estava diante da Sagrada Eucaristia, ele sentiu sua alma ‘elevada’, de certa forma. Ele disse que a sensação que tinha, muitas vezes, era como estar diante de uma Fonte que levou sua alma a grandes alturas. Ele disse que era como ser transportado. Cristo na Eucaristia o capturou*”.

Leia mais | Carlo Acutis e o kit para a santidade

  “O eu desejo, eu quero, eu vou” de Carlo Acutis

Eucaristia e o Shalom

Do mesmo modo, a Eucaristia é o centro da espiritualidade Shalom. Por vezes, o fundador da Comunidade, Moysés Azevedo, afirma que trata-se de uma Comunidade Eucarística: “Como uma Comunidade Eucarística, o amor à Celebração da Eucaristia e à adoração ao Santíssimo Sacramento é algo em que o Senhor sempre nos chama a crescer em nossa vida pessoal e comunitária” (Carta à Comunidade 2005, §72). 

Deus Pai também nos chama a servir ao Seu Reino segundo a oferta oblativa de Cristo Eucarístico, pois nossa oferta deve ser total e incondicional, à semelhança da oferta de Jesus em Sua Cruz, da qual a Eucaristia é memorial vivo e atual.

Os membros da Obra Shalom são animados à Eucaristia diária e à constante adoração ao Santíssimo Sacramento, não como uma obrigação, mas como uma prova de amor ao Amado de suas almas, em louvor e ação de graças por tudo o que o Senhor realiza em suas vidas através da Sagrada Comunhão. 

Portanto, em tudo busquemos estar unidos a Jesus Eucarístico, notadamente, por meio da Santa Missa, dos momentos de adoração ao Santíssimo e mesmo através do serviço ao Reino dos Céus, que deve encontrar na Eucaristia sua força, motivação e finalidade.

Gostou deste conteúdo? Aprofunde-o ainda mais adquirindo o livro Carlo Acutis e os jovens Shalom. Compre o livro clicando aqui  

 

*Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/mae-do-futuro-beato-carlo-acutis-revela-detalhes-pouco-conhecidos-de-seu-filho-millenial-39118


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *