Formação

Como as famílias podem superar os desafios financeiros causados pela Pandemia?

comshalom

A pandemia de Coronavírus tem feito muitas vítimas fatais. Milhares de famílias no mundo inteiro têm recebido notícias tristes de falecimento de entes queridos, amigos próximos, pessoas amadas que se vão. O mundo parece ter entrado em um luto sem fim. Existe um outro ponto grave nesta pandemia que é a forte crise econômica, que muitos especialistas classificam como a verdadeira “segunda onda” de mortes e tragédias causadas pelo vírus. No Brasil, levantamento feito pelo Banco Central, aponta que 6 em cada 10 famílias estão endividadas ou enfrentam desafios financeiros nessa pandemia. Muitos perderam seus empregos, estão impossibilitados de exercerem suas profissões, sustentarem suas famílias etc.

Em meu Instagram, @tobiascortez, todos os dias respondo a perguntas relacionadas à vivência financeira da família. Durante a pandemia, é notório o crescimento dos desafios dos casais para viverem o equilíbrio de suas finanças.
E como nós, cristãos, devemos encarar toda esta realidade? Como podemos olhar para este cenário, tão desafiante e continuarmos a manter nossa Esperança? Como as famílias cristãs podem superar os desafios financeiros causados pela pandemia?

Fé e esperança

Em primeiro lugar, temos de mantermo-nos firmes e inabaláveis na Fé e na Esperança, “pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança. E a esperança não decepciona. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5, 3ss). Com esse olhar sobrenatural, devemos caminhar diante dos desafios, sabendo que Deus está no controle da história da humanidade e que nada escapa aos seus olhos de Pai misericordioso.

Agir

Depois é preciso agir. O Papa Francisco, em sua carta Patris Corde, menciona uma das virtudes de São José que pode iluminar muitos pais e mães de famílias que passam por desafios neste tempo. É a coragem criativa, que segundo o Papa, “sabe transformar um problema numa oportunidade, antepondo sempre a sua confiança na Providência”. São José, como pai e esposo, encara os “problemas concretos” da sua Família, precisamente como fazem as outras famílias do mundo, especialmente aquelas que passam pelos desafios de hoje. Protetor de Jesus e de Maria, José nos ensina a, constantemente, não paralisarmos nos desafios, mas encará-los com coragem, criatividade e fé.

Nestes tempos de crise, precisamos mudar a nossa forma, muitas vezes desordenada, de lidar com o dinheiro e com os recursos financeiros que temos ou perdemos. Por exemplo, as dívidas, em sua maioria, vêm de comportamentos de consumo que estão fora do padrão de vida que a família pode ter.

Reinventar-se

O olhar de Esperança e confiança na Providência, nos leva a encarar a perda de emprego ou de renda, como um desafio a ser superado, uma oportunidade de “reinventar-se”, de manter a união da família, o diálogo entre os cônjuges e o afeto aos filhos. Não é algo fácil, com toda certeza. Como não foram fáceis os desafios enfrentados por São José, na fuga para o Egito, no nascimento do Menino Jesus em meio aos animais, em Belém. Mas sua coragem criativa e sua Confiança inabalável nos planos de amor do Pai, o fizeram superar todos estes desafios.

Os desafios financeiros precisam ser enfrentados pelas famílias como verdadeiras oportunidades de iluminadas pelo Espírito Santo e confiantes na Divina Providência, reinventarem-se na busca por novos recursos financeiros, novas oportunidades na carreira profissional, um jeito novo de otimizar os recursos. Tudo isto, colocando-se sempre neste movimento de confiança total na Providência.

Organização

A organização das finanças é um ponto muito importante. Nesses momentos de desafios financeiros na pandemia, temos que reavaliar nossa economia familiar: colocar tudo em ordem, reajustar as contas e o nosso planejamento. Uma boa dica é fazer um diagnóstico da situação financeira da família e buscar, no processo de diálogo, gerir esse planejamento. Criei uma planilha que pode ajudar sua família a viver esse processo. Para ter acesso gratuito a ela, basta clicar no link, [aqui]: 

Partilha

Para as famílias que não passam por estes desafios, é importante entender que os nossos bens nos foram confiados em vista da nossa santidade, em vista da caridade para com os mais necessitados. Diferente do que o mundo diz, esta não é a hora de reter para si os bens. Esta é a hora da partilha, do socorro aos mais pobres, do olhar para os necessitados. Essa será sempre a lógica do Evangelho: quanto mais partilhamos, mais a graça é capaz de nos atingir, mais age a Providência de Deus em nossas vidas e nas vidas dos mais necessitados.

Tobias Cortez é casado, pai de 3 filhos, consagrado em promessas definitivas na Comunidade de Aliança Shalom. Formado em administração de empresas, ajuda casais a se organizarem financeiramente à luz da mentalidade da Providência Divina.

Congresso das Famílias 2021

Com o tema “O amor vencerá tudo”, o Congresso das Famílias 2021 acontece em junho no formato virtual. Neste ano, a edição do evento reunirá famílias do Brasil e também de outros países da América Latina. Entre os pregadores do encontro, estão Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, e Emmir Nogueira, co-fundadora. As inscrições seguem abertas, saiba como fazer a sua.

Sobre a programação

Durante as manhãs, os participantes acompanharão os temas centrais direto do Youtube da Comunidade Shalom ou da plataforma do evento. Os temas abordarão a cura das relações e a santidade e a missão da família. Além disso, haverá um reflexão importante sobre como a Igreja vê a Paternidade em Patris Corde e Amoris Laetitia. Já a programação da tarde será exclusiva para os assinantes do plano Básico e Premium, com oito workshops e um curso para noivos.

Para saber mais sobre o evento e planos de inscrição [CLIQUE AQUI]

Você pode seguir o Instragram @familia.shalom , inscrever-se no Canal das Famílias Shalom no Youtube e acompanhar as novidades.

Assista ao Teaser do Congresso

Serviço

Serviço: Congresso Latino-Americano das Famílias 2021 
Data: 26 e 27 de Junho de 2021
Horários: das 9h às 12h (todos os dias), com webnários exclusivos para os assinantes no período da tarde. 

Continue lendo:

Saiba mais sobre o Ano das Famílias

Dia de São José inicia o Ano das Famílias


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *