A celebração litúrgica mais importante do ano está chegando, é necessário então, preparar a casa para toda a Semana Santa. Iniciamos a Semana Santa com o Domingo de Ramos e estamos vivendo os últimos dias do grande retiro da Quaresma, que encerra-se na Quinta-feira Santa, quando adentraremos no Tríduo Pascal e, por fim, chegaremos ao Domingo da Ressurreição.
Certamente, este tem sido um tempo extremamente favorável para preparar os nossos corações para bem viver os mistérios pascais da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor, porém, para favorecer ainda mais a vivência desses dias tão especiais, podemos também preparar as nossas casas nesse mesmo intuito. Assim, sugerimos alguns elementos para a montagem das simbólicas em nossos oratórios, de acordo com cada dia que viveremos até a Páscoa.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Quinta-Feira Santa
Para a Quinta-feira Santa, dia em que meditaremos sobre a instituição da Eucaristia durante a Última Ceia, podemos investir em elementos que remetem ao Pão e Vinho eucarísticos, como alguns ramos de trigo e uvas. Outra opção, seria utilizar uma bacia, uma jarra e uma toalha, representando o Lava-pés de Jesus com Seus discípulos. Caso tenha um ícone do Lava-pés ou da Santa Ceia e velas próprias em sua casa, estes podem complementar a decoração do oratório.
Materiais utilizados
- Imagem / Ícone de Nossa Senhora (Utilizamos Nossa Senhora do Sorriso)
- Cruz feita de galhos secos e alguns ramos verdes
- Travessa/vasilha que simbolize a bacia para o lava pés.
- Toalha pequena, de rosto, lisa ou dobrada “escondendo” a parte bordada.
- Lamparina “caseira”, que pode ser feita em um copo baixo ou algum potinho simples de sobremesa.
- Texto simples, que pode ser impresso ou desenhado, colado na parede ou colocado em um porta retrato. Neste cartaz está escrito: “Ele os amou até o fim”.
- Vaso de plantas que podem ser da sua própria casa.
Sexta-Feira Santa
Na Sexta-feira Santa, nos voltaremos para o grande mistério da Cruz, portanto, os elementos da Paixão – a cruz, a coroa de espinhos e os pregos – compõem uma ornamentação favorável à meditação sobre a oferta sacrificial do Crucificado. Um ícone de Jesus flagelado, semelhante ao que Santa Teresa de Jesus contemplou em sua experiência de conversão, também pode ser utilizado. O mais importante para preparar a sua casa neste dia da Semana Santa é a Cruz, usa a criatividade para, na medida possível, confeccionar uma, caso não tenha em casa.
Materiais utilizados
- Cruz feita de galhos – retiramos os galhos verdes anteriores (pode ser uma cruz que você tenha em casa também)
- Tecido vermelho significando a paixão de Cristo.
- Lamparina “caseira”, que neste dia pode-se deixar apagada.
- Frase/Texto simples, que pode ser impresso ou desenhado, colado na parede ou colocado em um porta retrato. Escrevemos “Tudo está consumado.
- Vaso com galhos secos
- Folhas secas, galhos pequenos, raízes de plantas secas, pedras espalhados na base do altar.
- Imagem de Nossa Senhora (porque Maria permaneceu aos pés da Cruz).
Sábado Santo
Para preparar a casa no Sábado da Semana Santa, o silêncio é o principal elemento para venerar o mistério de Cristo que desce à mansão dos mortos, como nos recorda uma antiga homilia: “Um grande silêncio reina hoje sobre a terra; um grande silêncio e uma grande solidão. Um silêncio, porque o Rei dorme; e a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos”.
Sugestão 1: O oratório pode estar vazio para remeter a este silêncio e levar os membros da família à reflexão a respeito da ausência de Cristo sobre esta terra.
Sugestão 2:
Materiais utilizados
- Pano roxo simples, enrolado na cruz (roxo significa silêncio)
- Cruz (é importante que a cruz não possua uma imagem de Jesus, visto que neste dia contemplamos sua descida a mansão dos mortos).
- Lamparina “caseira”.
- Frase/Texto simples, que pode ser impresso ou desenhado, colado na parede ou colocado em um porta retrato. Utilizamos: “Um silêncio paira sobre a terra”.
- Imagem de Nossa Senhora ou Ícone de Maria, desde que não tenha Jesus, pois Ele desceu à mansão dos mortos.
- Vaso de galhos secos com alguns detalhes de folhas verdes (já significando a esperança na ressurreição).
Domingo de Páscoa
Finalmente, no Domingo de Páscoa resplandece toda a força recriadora que emana da Ressurreição de Jesus Cristo. O luto e as trevas se dissipam, pois a Luz do Ressuscitado traz nova esperança ao mundo. Para representar toda a alegria desse dia, flores e velas devem ornar o oratório. Um tecido branco e/ ou dourado pode ser utilizado, bem como, os ícones de Cristo Ressuscitado e da Virgem Maria. Esta ornamentação poderá continuar no oratório por toda a semana, quando se celebram as oitavas da Páscoa. O mais importante para preparar a casa neste dia da Semana Santa é o seu coração grato pela oferta de Cristo na Cruz.
Materiais utilizados
- Tecido dourado para forrar o local onde estará a motivação: um pano simples, algum pedaço de tecido liso que tenha em sua casa ou algum forro de móveis ou de cozinha.
- Tecido branco, significando a ressurreição.
- Cruz (caso possua a Cruz do Ressuscitado, é o ideal). (Enrolamos o tecido branco na cruz)
- Lamparina “caseira”.
- Frase/Texto simples, que pode ser impresso ou desenhado, colado na parede ou colocado em um porta retrato. Escrevemos: “Ressuscitou, Aleluia”.
- Vaso com galhos verdes, flores. Colocamos alguns pequenos frutos aos pés da cruz e algumas flores simples do campo.
- Imagem/ Ícone de Nossa Senhora
Participe do Retiro de Semana Santa
As inscrições para o Retiro de Semana Santa 2024 já estão abertas. Os interessados podem acessar o site oficial do evento: www.semanasantashalom.com.br.
Serviço
Retiro de Semana Santa (on-line)
Quando: 28 a 31 de março de 2024
Inscrição para o retiro on-line: semanasanta.com.br
VEJA TAMBÉM
Pode comer carne na Semana Santa?
Por que não se faz abstinência de peixe?
Semana Santa: símbolos e significados